sexta-feira, 24 de maio de 2013

EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS MÉTODOS DE ESTUDO NÃO FUNCIONAM!


Métodos de estudar para provas não funciona, segundo estudo. Pesquisadores avaliaram estudos sobre as dez técnicas mais populares de revisão para provas. Entre elas estão tabelas de revisão, canetas marcadoras, releitura de anotações ou resumos, além do uso de truques mnemônicos ou testar a si mesmo.

Segundo o professor John Dunlosky, da Kent State University, em Ohio, nos Estados Unidos, os professores não sabem o suficiente sobre como a memória funciona e quais as técnicas são mais efetivas.

Dunlosky e seus colegas avaliaram centenas de pesquisas científicas que estudaram dez das estratégias de revisão mais populares, e verificaram que oito delas não funcionam ou mesmo, em alguns casos, atrapalham o aprendizado.

Das dez técnicas avaliadas, somente duas  se mostraram efetivas: testar-se a si mesmo e espalhar a revisão em um período de tempo mais longo.

- Estudantes que testam a si mesmos ou tentam recuperar o material de sua memória vão aprender melhor aquele material no longo prazo – diz Dunlosky.

- Comece lendo o livro-texto e então faça cartões de estudo com os principais conceitos e teste a si mesmo. Um século de pesquisas mostra que a repetição de testes funciona – afirma.

Isso aconteceria porque o estudante fica mais envolvido com o tema e menos propenso a devaneios da mente.

- Testar a si mesmo quando você tem a resposta certa parece produzir um rastro de memória mais elaborado conectado com seus conhecimentos anteriores, então você vai construir (o conhecimento) sobre o que já sabe – diz o pesquisador.
Porém a melhor estratégia é uma técnica chamada “prática distribuída”, de planejar antecipadamente e estudar em espaços de tempo espalhados – evitando, assim, de deixar para estudar de uma vez só na véspera do teste.

Dunlosky diz que essa é a estratégia “mais poderosa”. “Em qualquer outro contexto, os estudantes já usam essa técnica. Se você vai fazer um recital de dança, não vai começar a praticar uma hora antes, mas ainda assim os estudantes fazem isso para estudar para exames”, observa.

- Os estudantes que concentram o estudo podem passar nos exames, mas não retêm o material – diz.

- Uma boa dose de estudo concentrado após bastante prática distribuída é o melhor caminho – avalia.

Então, técnicas diferentes funcionam para indivíduos diferentes? Dunlosky afirma que não – as melhores técnicas funcionam para todos.

E os especialistas acreditam que esse estudo possa ajudar os professores a ajudar seus alunos a estudar.


Fonte:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/principais-metodos-de-estudo-nao-funcionam-diz-estudo.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário