Um projeto de lei tramita no Congresso Nacional para incluir
oficialmente a educação financeira no currículo escolar nos ensinos
fundamental e médio. O projeto propõe que o tema integre o currículo de
matemática. Especialistas no assunto, no entanto, defendem que a
educação financeira seja trabalhada de forma transversal,
incluída em diversas disciplinas. Em tramitação desde 2009, o Projeto
de Lei Nº 171/09, apresentado na Câmara dos Deputados, está na Comissão
de Educação do Senado e aguarda para entrar na pauta.
Há também uma iniciativa do governo federal que, em 2010, publicou decreto instituindo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef).
A partir da estratégica, foi implantado um projeto piloto em escolas
públicas e os resultados foram avaliados de forma positiva em 2011. Um
dos desdobramentos da experiência foi a instalação de um grupo de apoio
pedagógico que, de acordo com o Ministério da Educação, discute a
validação de materiais pedagógicos de educação financeira elaborados
para os nove anos do ensino fundamental e também para o ensino médio.
Na rede privada de ensino, a educação financeira vem ganhando maior
espaço porque as instituições tem mais flexibilidade no currículo. Um
exemplo de dado sobre a implantação do tema é da consultoria Dsop
Educação Financeira, que atende a mais de 500 escolas particulares em
todo o país com a capacitação de professores e a distribuição de
material didático. A consultoria também atende atualmente a rede
municipal de educação de Goiânia, Franco da Rocha (SP), Vitória,
Guarujá (SP) e Barueri (SP), com ações em diferentes estágios de
implementação.
“As escolas privadas têm mais facilidade por não ter rede e há
concorrência entre elas, então buscam oferecer atividades variadas. As
escolas públicas têm redes muitas vezes extensas. Quando vamos para os
estados, eles já têm a predisposição de ter educação financeira, mas nos
municípios fica mais fácil, por ser uma rede menos extensa que a
estadual e a federal”, explica o educador e consultor da Dsop Reinaldo
Domingos.
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