quinta-feira, 16 de maio de 2013

16 DE MAIO: DIA DO GARI

Garis, quem são esses profissionais?

São aqueles homens e mulheres anônimos que passam o dia vasculhando as ruas, recolhendo lixo e catando entulhos. 

São aqueles homens e mulheres de cabeças baixas, tentando esconder-se dos olhares de pessoas que passam, atentos ao que estão fazendo em benefício dessas próprias pessoas. Ele apenas trabalham. 

Sempre estamos encontrando com eles, nos seus caminhões de lixo. Mas eles passam despercebidos, como sombras, no dia-a-dia corrido das pessoas. 

Enfrentando chuva, sol, vento, cães ferozes, perigos de contaminação com cortes de cacos de vidros, contaminações do lixo hospitalar e outros tipos de desgraças, eles nos prestam um inestimável serviço, nem sempre valorizado.

Muitas vezes, somos ingratos com esses silenciosos trabalhadores do nosso quotidiano. Nem sempre os cumprimentamos pelo bom trabalho que eles fazem, por nós e para nós. Eles também são brasileiros. Eles também são cidadãos. E, principalmente, eles são seres humanos e merecem respeito. 

Hoje é o dia deles. Da próxima vez que tiver oportunidade, dê um bom dia para eles. Deseje-lhes um bom dia de trabalho. Um bom descanso no final do dia.  
 
Este gesto não fará esse humilde trabalhador mais rico ou mais pobre, mas asseguro-lhes que tocará direto no fundo do seu coração, por ter sido considerado uma pessoa, um cidadão que contribui com seu trabalho para o nosso bem-estar.

Sem esse trabalho humilde nas nossas ruas e praças, esses seriam locais imundos e cheios de moscas e varejeiras. Pense nisso.

Obrigada pelo que fazem por nós. Deus os abençoe hoje e sempre.

Um feliz "dia do gari" a todos os garis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário