quinta-feira, 30 de maio de 2013

Governo garante antiviral para tratar até 210 mil casos de gripe

O Governo do Paraná já distribuiu para a rede pública de saúde do Estado medicamento contra a gripe (antiviral Oseltamivir) suficientes para tratar 40 mil pessoas. Além disso, o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) mantém estoque suficiente para atender mais 172 mil pacientes. 

A diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde, Deise Regina Pontarolli, explica que a quantidade de medicamentos existente no Estado é suficiente para suprir a demanda de hospitais, prontos-socorros e unidades de saúde de referência para o tratamento em todos os municípios do Paraná. “Estamos preparados para o enfrentamento da gripe”, destaca.

Para receber o antiviral gratuitamente pelo SUS, basta o paciente apresentar prescrição médica válida em uma das unidades de referência. A recomendação também vale para os pacientes que buscaram tratamento na rede particular de saúde. “Todos os médicos estão orientados a prescrever o medicamento para todos os casos suspeitos de gripe, mesmo sem confirmação laboratorial ou agravamento do quadro clínico”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. 

Portanto, procure atendimento médico assim que apresentar os sintomas de gripe:
- Febre repentina
- Tosse
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Dores nas articulações
- Dores nas costas
- Falta de ar
- Cansaço
- Calafrio 


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário