segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GERANDO RENDA E CRIANDO EMPREGOS COM RECICLAGEM


Um grupo de jovens da Rocinha resolveu montar o Estação Rociclagem, com o objetivo de reaproveitar o lixo e criar empregos na própria comunidade. 

Em maio, eles pretendem abrir a primeira fábrica de vassouras de garrafas PET da capital e acabar com o descarte desse tipo de produto na natureza, pelo menos dentro da comunidade.

Os jovens esperam encurtar os caminhos para esse projeto, articulando as secretarias e aproveitando os saberes locais, além de ofertar apoio de instituições parceiras.  Eles vêm quem pode ofertar capacitação, maquinários para reciclagem, contatos com secretarias, dentre outros, tentando facilitar o projeto.

Ainda, a meta é gerar empregos e transformar o que iria para o lixo em objetos úteis na própria Rocinha. Eles querem oferecer um emprego melhor aos catadores de material reciclável, uma condição de trabalho melhor.

O Estação Rociclagem também recebeu financiamento e cursos de capacitação através do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RJ) e da Agência de Redes para a Juventude, organização não governamental que deu aos jovens R$10 mil, como incentivo inicial.

Eles participaram também do Encontro Troca de Saberes, que é um desdobramento de ações promovidas pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, para implementação de iniciativas comunitárias de sustentabilidade.

Essa é uma idéia viável para gerar renda e empregos para municípios pequenos, como Ivatuba.  Não só com criação de fábricas de reciclagem de vassouras, mas também com a criação de outros artesanatos derivados de garrafa pet, assim como de pneus - haja vista a dificuldade em reciclar/queimar(?)/transportar esse material.

Confira abaixo alguns objetos reciclados com pneus e garrafas PET, garimpados na net.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 


Fontes:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-02-23/de-olho-em-iniciativas-sustentaveis-jovens-da-rocinha-montam-fabrica-de-vassouras-de-garrafa-pet






Um comentário: