quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Paraná possui a menor cobertura médica do Sul

O Paraná é o estado da Região Sul com a menor proporção de médicos a cada mil habitantes. 

De acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil, feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o estado conta com 19.813 profissionais para atender uma população superior a 10,5 milhões de habitantes – média de 1,87 médico para cada mil moradores. O Paraná é o 8.ª no ranking nacional, à frente de Goiás e Mato Grosso do Sul. 

Já a taxa de médicos por habitantes no Sistema Único de Saúde (SUS) é a metade da taxa média apresentada no país. Enquanto nos serviços públicos a razão é de um 1,11 médico para cada mil habitantes, a relação geral é de 2 para cada mil.

Se levar em consideração somente o número de médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) o Paraná também perde para os estados vizinhos. Com um total de 11.252 médicos profissionais, uma média de 1,06 profissional a cada mil habitantes, o estado está atrás de Santa Catarina (1,13) e Rio Grande do Sul (1,40). No ranking nacional, o Paraná é o 10.º colocado em índices de médicos que atuam no SUS para cada grupo de mil moradores.

Fonte:
http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1346309&tit=Parana-possui-a-menor-cobertura-medica-do-Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário