sábado, 16 de fevereiro de 2013

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

Corpo de Bombeiros - Maringá, PR 
Após o trágico incêndio que matou 239 pessoas em Santa Maria, muitos locais de entretenimento têm sido visitados pelo Corpo de Bombeiros e orientados sobre as normas de segurança dentro dos estabelecimentos. 

Ação essa, louvável, apesar de ser uma obrigação do setor. Entretanto, tenho observado que, apesar dessa orientação de normas e procedimentos, não se fala em preparação de uma brigada de incêndio nesses estabelecimentos.

Uma brigada de incêndio poupa maiores prejuízos e, o que é mais importante, SALVA VIDAS.

Um curso de brigada de incêndio abrange aulas teóricas com os principais fundamentos de prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, desde o conhecimento e a manipulação de um extintor, primeiros socorros e orientação de pessoas durante as situações de emergência, e aulas práticas, onde haveria a aplicação desses fundamentos, com a utilização de equipamentos e simulações de incêndio e salvamento.

Esse trabalho é fundamental nos momentos que antecedem a chegada do socorro, facilitando o trabalho do Corpo de Bombeiros e evitando tragédias como a que ocorreu em Santa Maria.

No caso de Ivatuba, e demais cidades pequenas, uma sugestão é que os diversos segmentos como: administração municipal, empresas, clube, salão paroquial, escolas, dentre outros, se reunam, contatem o Corpo de Bombeiros e verifiquem a viabilidade de realizar um curso de prevenção e combate a incêndios para seus funcionários, responsáveis, dentre outros, que poderia ser realizado nas dependências do Centro Cultural, Country Club ou no Salão Paroquial , conforme o número de participantes.

Fica aqui a sugestão a esses estabelecimentos, bem como aos demais segmentos, como cooperativas,  bancos, e até mesmo, aos próprios agricultores, como prevenção em suas lavouras. 

Prevenir é melhor do que remediar! E vidas não se repõem! 

Aproveito o momento para divulgar que o Estado do Paraná - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) - através da Escola de Governo disponibiliza o Curso de Capacitação em Defesa Civil (CDC) a nível estadual.

O curso é destinado a Coordenadores e auxiliares de Defesa Civil municipais (2 por município).

a) Inscrições: até 21 de fevereiro de 2013;
b) Início previsto: 18 de março de 2013;
c) Término previsto: 19 de abril de 2013 fase EaD e 7 de Junho 2013 com a formação da última turma da fase presencial;
d) Número de Alunos: 800
e) Local de Funcionamento do Curso: E-learning na plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Escola de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário