segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro

O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro, segundo comunicou pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de três mártires. 

O fato foi confirmado pelo Vaticano que afirmou que o papado vai ficar vago até a escolha "o mais rápido possível" de um novo papa,.

 O anúncio é praticamente inédito na Igreja Católica - O últmo precedente parecido da renúncia de um Papa remonta ao ano de 1294, quando Celestino V abdicou antes de ser consagrado. Antes de ser designado Papa, ele havia vivido como um ermitão e disse que não se sentia preparado para assumir o comando da Igreja.

Bento XVI afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo.
O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.

Após 7 anos como papa, Bento XVI, com 85 anos, vai formalizar a renúncia às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão). E o novo papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.




Fonte: 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/papa-bento-xvi-vai-renunciar-diz-agencia-italiana.html 

2 comentários:

  1. PAPA RENUNCIA; ATEA É APONTADA COMO RESPONSÁVEL

    O papa Bento XVI anunciou que em breve renunciará ao cargo de sumo pontífice. O evento é extremamente raro, e a última vez que aconteceu foi no século 14. No entanto, o que mais chocou os cerca de um bilhão de católicos no mundo foi a revelação dos motivos.

    "Gosto de estar em contato com os fieis, e ver o que eles dizem nas redes sociais", revelou Ratzinger. "Como o Brasil tem a maior comunidade católica do mundo, e com a proximidade das Jornadas Mundiais da Juventude, eu me interessava por saber o que esses fieis diziam e faziam nas redes sociais. E notei que muitos deles curtiam e visitavam uma página do facebook bastante popular, a da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. Dediquei-me a investigar as postagens da Atea cheio de indignação pelas ofensas que ela postava contra Nosso Senhor. Mas de tanto ler seu material, começaram a surgir algumas dúvidas sobre a veracidade daquilo que pregamos. Com o tempo, senti que minha fé estava abalada. Talvez eu me torne agnóstico."

    Os termos da carta deixaram atônitos os fieis da maior igreja do mundo, ambora alguns analistas tenham feito uma análise diferente. Segundo um especialista em mídias sociais do Vaticano que preferiu não se identificar, "esse resultado era previsível. Uma página de ateus com 230 mil pessoas obviamente abala a fé das pessoas. Algumas reagem com raiva e frustração. Mas Ratzinger, sendo um intelectual honesto, preferiu encarar suas dúvidas de frente, dando o exemplo aos seus fieis."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com toda certeza Matheus que o lider da maior religiao do mundo com mais de 1100000000(1,1bi) de fieis, ia se importr com uma pagina de 230000(23mil) seguidores dentro do pais mais catolico do mundo com mais ou menos 123200000(123,2mi)de fieis acho que o chefe da mair instituição religiosa do mundo tem mais o que fazer, o mais legal e pensar que o papa teve que escrever duas cartas essa na qual vc cita e a verdadeira lida por ele http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/a-carta-de-renuncia-do-papa-bento-xvi/ kkk...

      Excluir