sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Com início do verão, Defesa Civil orienta como agir em caso de temporal

Hoje começa, oficialmente, o verão no Brasil. Com isso, as altas temperaturas e o maior volume de chuva, com ventos, começam a preocupara a todos, especialmente devido aos riscos trazidos pelos temporais.

Assim, a Defesa Civil orienta como agir em caso de temporal. Confira.

Em casos de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193). A Defesa Civil de Curitiba orienta ainda o que fazer em casos de mau tempo. 

Queda de granizo Não se abrigar debaixo de árvores e em frágeis coberturas metálicas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; ter cuidado com construções mal acabadas ou em obras - e muros antigos como aquele que caiu em Sorocaba, matando sete pessoas e ferindo outras.

Vendavais Desligar os aparelhos elétricos e o gás e evitar contato com cabos ou redes elétricas caídas; abaixar para o piso todos objetos que possam cair; procurar não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente.

Alagamentos Manter sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido de sua casa; conhecer o centro de saúde mais próximo da sua casa, pode ser necessário; desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas.

Para evitar inundações Não construir próximo a córregos ou em barrancos que possam deslizar; depositar o lixo em local apropriado; sempre que necessário, solicitar à prefeitura a limpeza das caixas de captação (bocas de lobo); não colocar material de construção na rua e na área da calçada; limpar o telhado e canaletas de água para evitar entupimentos.

Após inundação Lavar e desinfetar os objetos que tiveram contato com as águas de enchente; retirar todo lixo da casa e do quintal e colocá-lo para a limpeza pública; nunca beber água e consumir alimento que tiveram contato com a enchente ou inundação; água para consumo deve ser fervida ou tratada com água sanitária (duas gotas de água sanitária para um litro de água) ou hipoclorito (uma gota de hipoclorito de sódio para um litro de água) - nos dois casos deixar em repouso por 30 minutos para desinfetar. 


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário