domingo, 2 de dezembro de 2012

FUTURAS MAMÃES: COMO BRINCAR COM SEU BEBÊ

Ao chegar da maternidade, seu filho dorme quase o dia inteiro e tudo de que precisa para se desenvolver bem é muito afeto, atenção às necessidades básicas e alguma estimulação.
À medida que cresce, porém, o bebê solicita cada vez mais atividades no tempo em que fica acordado, incluindo gostosas brincadeiras com os pais. "A criança está conhecendo o mundo e encontra na brincadeira uma rica oportunidade de investigar as relações entre as pessoas e os objetos que a cercam. Ao manipular um mordedor, por volta do quarto ou quinto mês, por exemplo, o bebê naturalmente está aprendendo muito sobre as diferentes cores e texturas, os sons que emite quando é balançado, peso e sabor", explica a psicoterapeuta Sandra Kraft, de São Paulo.
Além de aprimorar habilidades físicas, como a coordenação motora e os cinco sentidos, os brinquedos oferecidos ao recém-nascido são fundamentais para estimular a aprendizagem. "Brincando com diferentes objetos, a criança compara, analisa, mede, associa, classifica, conceitua, cria, deduz, nomeia e, assim, desenvolve o raciocínio", afirma Sandra. Quando a atividade envolve também os pais, esses aprendizados são enriquecidos com outros componentes igualmente fundamentais para um crescimento saudável. Um exemplo é a capacidade de interagir com o outro e de expressar emoções, como um sorriso de alegria, um choro de frustração ou a expectativa do que vai acontecer em seguida. "Brincar é tão importante para a criança quanto trabalhar para o adulto. A brincadeira torna o bebê mais ativo, criativo e capaz de se relacionar. Criança que brinca é mais feliz", garante a psicoterapeuta.

Mas não basta oferecer brinquedos ao bebê. É preciso instigá-lo a explorar o objeto, deixando-o livre para fazer as próprias descobertas. "O ideal é dar o chocalho na mão do filho, permitindo que ele descubra, por si, os sons, em vez de se antecipar mostrando como deve agitá-lo para fazer barulho. É importante saber se colocar como espectadora e resistir à tentação de intervir na brincadeira a todo momento", orienta Raquel. Permitir ao bebê enfrentar pequenos desafios, porém, não significa deixá-lo sozinho com os brinquedos. "Nessa fase, enquanto estiver acordada, a criança precisa estar sob supervisão do adulto, esteja com ou sem brinquedos", lembra a psicopedagoga.
Como escolher o brinquedo ideal para o seu bebê
· Leve em conta a recomendação de idade da embalagem. Ela indica que o brinquedo foi desenvolvido de acordo com as capacidades físicas e intelectuais da criança naquela etapa.
· Prefira brinquedos versáteis, coloridos, com diversas texturas e formas, que possam ser explorados com diferentes sentidos, como visão, audição e tato.
· Verifique a qualidade. É importante que o brinquedo dure o suficiente para o bebê descobrir e explorar suas potencialidades.
· Descarte objetos com pontas, arestas ou partes pequenas que se soltem e possam ser engolidas.
· Confira sempre se a pintura é atóxica.
· Use o bom senso para escolher um brinquedo sonoro. Um barulhinho agradável e que possa ser controlado estimula a audição, mas um ruído alto e contínuo estressa a criança (e também os pais).
50 dias após o nascimento, o bebê já leva as mãos e os objetos leves à boca. Só deixe ao alcance dele brinquedos que não ofereçam riscos.
E, importante: divirta-se o máximo possível com seu tesouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário