segunda-feira, 7 de outubro de 2013

JOGADORES DE RUGBY FAZEM AUTO EXAME DE TESTÍCULO EM PROGRAMA DE TV

Muito interessante! Vi no Blog do Don:


Num programa de TV, jogadores de Rugby tocaram os próprios testículos para um auto exame que é muito importante até para detectar câncer e recomendado para ser feito diariamente.

O que é o auto-exame dos testículos?
O auto-exame é a forma eficaz de detectar o câncer do testículo em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura.

Quando fazer?
O auto-exame dos testículos deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades.

O que procurar?
• Qualquer alteração do tamanho dos testículos 
• Sensação de peso no escroto 
• Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha 
• Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto 
• Dor ou desconforto no testículo ou escroto

Como fazer?
1) De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.
2) Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.
3) Ache o epidídimo - pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são freqüentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

Atenção:
Caso você palpe qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, procure imediatamente um médico, de preferência um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Observe que massas escrotais não aderentes ao testículo não são suspeitas de câncer. Fique atento a alterações como sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Na dúvida, procure um médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário