segunda-feira, 14 de outubro de 2013

AS DEZ MAIORES BIBLIOTECAS DO MUNDO!

Vi no YAHOO:

As dez maiores bibliotecas do mundo ficam nos EUA, Rússia, Inglaterra, Japão, China, França e Dinamarca - a maior delas é americana e três delas são russas!




 
Biblioteca do Congresso (Library of Congress)
Onde fica: Washington, DC - EUA
Tamanho do acervo: 155 milhões de exemplares
Os números da Biblioteca do Congresso são muito impressionantes: são mais de 32 milhões de livros (em 470 idiomas), mais de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações de áudio e 5 milhões de mapas. É a maior biblioteca do mundo em espaço e número de itens catalogados.


 
Biblioteca Britânica (British Library)
Onde fica: Euston Road, Londres - Inglaterra
Tamanho do acervo: 150 milhões de exemplares
A Biblioteca Britânica pode até passar a Biblioteca do Congresso em número de exemplares, pois a cada ano são adicionados cerca de três milhões de novos itens ao acervo - que já conta com uma coleção especial com raridades com um caderno de anotações de Leonardo da Vinci e manuscritos de autores como Jane Austen, James Joyce e dos Beatles.


 
Biblioteca Pública de Nova York (New York Public Library)
Onde fica: Manhattan, Nova York - EUA
Tamanho do acervo: 53.1 milhões de exemplares
Está entre as cinco principais bibliotecas dos Estados Unidos e é um dos pontos turísticos de Nova York. Já foi cenário de alguns filmes, como "Bonequinha de Luxo" e "Sex and the City".


 
Biblioteca do Estado Russo (Russian State Library)
Onde fica: Moscou - Rússia
Tamanho do acervo: 44.4 milhões de exemplares
É a maior biblioteca da Rússia, com mais de 275 km de prateleiras que abrigam todos os milhões de itens (entre eles, mais de 13 milhões de diários e livros em 247 idiomas). Entre 1922 e 1991, pelo menos uma edição de todos os livros publicados na URSS era depositada no acervo da Biblioteca do Estado Russo.


 
Biblioteca Nacional da Rússia (National Library of Russia)
Onde fica: São Petesburgo - Rússia
Tamanho do acervo: 36.5 milhões de exemplares
A Biblioteca Nacional da Rússia é uma propriedade do governo e tem origens bem antigas - foi fundada a partir da Biblioteca Pública Imperial em 1795, por Catarina, a Grande.


 
Biblioteca Nacional da Dieta (National Diet Library)
Onde fica: Tóquio - Japão
Tamanho do acervo: 35.6 milhões de exemplares
Ao contrário do que o nome dá a entender, essa biblioteca não tem nenhuma ligação com alimentação! Na política, Dieta aproxima-se do conceito de Corte, se refere a uma assembléia. No Japão, a Biblioteca Nacional da Dieta foi fundada para ajudar os membros da Dieta (ou assembléia) em seus trabalhos, com objetivo de ser uma versão similar à Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos.


 
Biblioteca Nacional da China (National Library of China)
Onde fica: Pequim - China
Tamanho do acervo: 31.2 milhões de exemplares
É a maior biblioteca da Ásia em espaço e concentra o mais rico acervo do mundo em literatura e documentos chineses. Além de milhões de itens em papel, a biblioteca também possui inscritos em casco de tartaruga, conchas e ossos!



 
Biblioteca Nacional da França ( Bibliothèque nationale de France)
Onde fica: Paris - França
Tamanho do acervo: 31 milhões de exemplares
A Biblioteca Nacional da França é uma das mais antigas do mundo - existe desde 1461, quando era conhecida como Biblioteca Real. Entre suas raridades estão cerca de 5 mil manuscritos da Grécia antiga. Há uma versão on-line da biblioteca, chamada Gallica, que disponibiliza na web mais de 1.6 milhão de documentos e 320 mil livros, entre outros itens.


 
Biblioteca Real da Dinamarca (Royal Danish Library)
Onde fica: Copenhague - Dinamarca
Tamanho do acervo: 30.2 milhões de exemplares
Ela também é conhecida como Biblioteca Nacional da Dinamarca e Biblioteca da Universidade de Copenhague. Todos os livros publicados na Dinamarca desde o século XVII até hoje estão guardados neste acervo. É a maior biblioteca dos países Nórdicos e possui itens valiosos como mapas da região polar e manuscritos de Hans Christian Andersen.


 
Biblioteca da Academia Russa de Ciências (Library of the Russian Academy of Sciences)
Onde fica: São Petesburgo - Rússia
Tamanho do acervo: 26.5 milhões de exemplares
Esta é a terceira biblioteca russa na lista das dez maiores do mundo! É aberta a funcionários das instituições da Academia Russa de Ciências e a cidadãos com ensino superior. Foi fundada em 1714 e em 1988 sobreviveu a um incêndio que destruiu uma parte considerável do acervo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário