quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DIA DAS CRIANÇAS SUSTENTÁVEL


Com o dia das crianças se aproximando, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná preparou dez dicas que podem contribuir com a educação socioambiental dos pequenos. Confira.


1. Ensine seu filho a doar:
Que tal convidar seu filho para separar sapatos, roupas, brinquedos que ele não usa mais antes de comprar um presente novo? Mostre que os objetos podem ser doados e, com isso, ele pode fazer bem a outras crianças que precisam de ajuda. Além de evitar que esses objetos parem no lixo, essa atitude fará a criança se sentir muito bem. É uma forma de ensinar seu filho a ser socialmente justo e ambientalmente correto no Dia das Crianças.

2.  Reduza as embalagens ou separe.
Acontece com todas as crianças que ganham presentes: abrir uma embalagem de papelão, encontrar outra de plástico, outra de papel e só então o produto realmente comprado. O excesso de embalagens é frequente principalmente nos brinquedos. Que tal tentar reduzir o volume de resíduos nos presentes das crianças? Caso isso não seja possível, ensine seu filho a separar os diversos tipos de resíduos contidos nas embalagens descartando-os corretamente. Papelão, plástico, isopor...cada um tem seu lugar.

3. Reutilize os papéis de presente.
Reutilize papéis de presente que você já tem em casa e guarde os novos para reutilizar na hora de embalar os presentes das crianças. Outra ideia para economizar nos pacotes é embalar os presentes apenas com um laço ou um pequeno enfeite, sem gastar papel para isso.

4. Opte por marcas mais sustentáveis.
Existem marcas e empresas no mercado que estão preocupadas com o meio ambiente, outras não. Procure adquirir produtos das marcas que utilizam menos recursos renováveis (água, luz, petróleo, madeira, etc.) para fabricação de roupas, brinquedos ou embalagens. Geralmente, elas possuem um selo ou carimbo indicando que a empresa atua na linha ambientalmente correta.

5. Rejeite as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos.
O tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual em relação ao lixo. Uma sacola plástica leva cerca de 100 anos para se decompor no meio ambiente. Por isso, tente evitá-las.

6.  Escolha brinquedos que permitam o contato com a natureza.
Brinquedos e brincadeiras que permitem as crianças estar em contato com a natureza fazem bem à saúde. Hoje, com os jogos eletrônicos e computadores, muitas crianças acabam perdendo o gosto por brincadeiras ao ar livre. Neste Dia das Crianças, incentive seu filho a optar por brinquedos ou brincadeiras mais saudáveis.

7. Prefira um notebook a um computador de mesa.
Se for trocar de computador, prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.

8. Bicicleta, um hábito saudável e sustentável.
A bicicleta é um presente que incentiva a criança para uma vida mais saudável. Por meio de um passeio de bicicleta, a criança é motivada a usar um "veículo alternativo" sem perceber, reduzindo a poluição gerada por carros ou mesmo pelo uso do transporte público. Ao conduzir o triciclo ou a bicicleta, a criança desfruta a sensação de autonomia, mantém o corpo em movimento, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, por ser uma atividade aeróbica, a bicicleta melhora a condição pulmonar e muscular e agasta a ameaça da obesidade.

9. Compre localmente.
Ao optar pelas compras nos comércios do seu bairro ou da sua região, você evita o deslocamento de carro ou transporte coletivo para ir às compras de Dia das Criança. Explique para seu filho e diga a ele que, com isso, vocês estão evitando a emissão de gás carbônico na atmosfera.

10. Incentive a reflexão.
Antes de comprar, faça a criança pensar se ela realmente necessita daquele item. Atuar como educador ambiental é ajudar a reduzir o impacto ambiental sobre o planeta e garantir uma vida melhor em sociedade. Vale lembrar, que esse aprendizado, como todos na infância, tem que ser prazeroso. Por isso, é preciso considerar a idade da criança e a carga de responsabilidade que ela pode suportar. As crianças aprendem melhor quando estão felizes e podem ter um modelo de comportamento.

Vamos lá, pais e responsáveis, trabalhem isso com seus filhos para que eles mudem - antes que percam - o planeta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário