quinta-feira, 10 de outubro de 2013

VIVO E NÃO VEJO TUDO: MULHER INDÍGENA DÁ À LUZ EM GRAMADO DE HOSPITAL POR FALTA DE ATENDIMENTO




No último dia 02 de outubro, Irma López Aurelio, de 28 anos, deu à luz no jardim do Centro de Saúde, sem qualquer assistência, a uma criança saudável de 2 quilos e 400 gramas e somente depois é que foi socorrida por médicos e enfermeiras do Centro Jalapa Diaz de Saúde, no México.

Segundo informações, os médicos fizeram perguntas à gestante e não a atenderam devido à “falta de compreensão”, uma vez que a indígena não falava espanhol corretamente. Decidiram, então, ignorar que a mulher precisava de ajuda.

Ela aguardou por duas horas tentando, sem sucesso, conseguir o apoio de enfermeiros e do setor administrativo.

Um cidadão que estava no local tirou uma foto do que aconteceu no momento exato do parto. A imagem mostra Ilma de cócoras e a criança na grama, ainda ligada pelo cordão umbilical.

Autoridades locais estão investigando o caso e, segundo informações do La Razón, pelo menos outros dois casos parecidos já foram registrados no centro de saúde.

Segundo o site Voz 21, Irma chamará seu bebê Sabino Salvador, Sabino, pelo nome do avô materno e Salvador porque seu nascimento ocorreu para salvar muitas mulheres de viver a mesma história de sua mãe, pois como resultado deste episódio, as autoridades de saúde  de Oaxaca já enviaram três médicos para melhorar os serviços no centro de Saúde Rural.

Confira.
 

 (Fotos: Facebook / Eloy Pacheco López )


Nenhum comentário:

Postar um comentário