quarta-feira, 9 de outubro de 2013

IVATUBA: VALE A PENA VER DE NOVO O JORNAL DO POSTO 1999.

O amigo Rodolfo Lima, de Ivatuba, postou no Facebook hoje (09), uma foto do jornalzinho que eu publicava no município, há 14 anos: O Jornal do Posto.


Foi muito gratificante saber que, além de mim, alguém guardou uma das publicações do meu pequenino jornal (edição de agosto de 1999). 

Naquela época, para a parte social, as pessoas traziam as fotos que eram escaneadas e impressas no jornal.  E ali tinha de tudo, desde efemérides, horóscopo, curiosidades, futebol, piadas e notícias de eventos em Ivatuba, religião, medicina, aulas de Português, Língua Brasileira de Sinais (Libras) ilustrada, Inglês ilustrado, Espanhol e exercícios de Matemática, dicas femininas, até uma seção denominada Palavra do Leitor (que pretendo reviver muito em breve aqui no blog).

O Jornal do Posto fez parte da história de Ivatuba e foi publicado pela primeira vez em 1o de maio de 1999 em papel sulfite e impressora a jato de tinta. Eram poucas cópias pois a impressão era caríssima para a época. O jornalzinho sobreviveu por apenas nove meses, pois o alto custo venceu a batalha e não pude publicá-lo mais (na época, eu não queria patrocinadores porque sempre prezei muito a minha liberdade de expressão).

De qualquer forma, valeu para uma época em que não havia nenhuma forma de comunicação no município, seja rádio, jornal ou blogs (que começaram aqui há cerca de dois anos).

Na edição que está fazendo 14 anos neste mês, é interessante ler, além dos aniversários, as chamadas sociais a respeito do carnaval que era comandado pelo Joãozito Xavier, no Country Club de Ivatuba,  por quatro noites seguidas; das festas do Dia das Crianças que eram realizadas na praça e reuniam Provopar,  Secretaria Municipal de Esportes, Escola Afrânio Peixoto e Colégio São Francisco de Assis;  e do concurso de Rei e Rainha da Festa da Primavera 1999, realizada em setembro, cujo casal vencedor foi Karina Vená e Mateus Martins de Oliveira.

Muitas mudanças aconteceram de lá para cá, mas vale a pena ver de novo: confira a edição de outubro de 1999 (e esta é especialmente para você, Rodolfo Lima, muito obrigada pela lembrança!).



3 comentários:

  1. Cansado das mesmas coisas12 de outubro de 2013 às 12:17

    robson pq vc abandonou o pessoal aqui de baixo? nunca mais veio aqui saber o que nos tamo precisando so anda com os burgueses agora. se esqueceu que foi agente que te elegeu?

    ResponderExcluir
  2. ROBSON N TA NEM AI PRO POVO N, PROMETEU UM MUNDO DE OBRAS E ATE AGORA NADA...FALO QUE IA FAZER MUDANÇAS E ATE AGORA NADA, TA UMA BOSTA ISSO SIM

    ResponderExcluir
  3. Fátima, o que esses dois comentários tem a ver com o jornal do posto de 1999?

    ResponderExcluir