quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LEI DA PALMADA: SUÉCIA TEM DIFICULDADES EM LIDAR COM CRIANÇAS MIMADAS

Com o Projeto de Lei7.672/2010 ainda a ser aprovado pelo Congresso, o Brasil parece querer caminhar na contramão da história, se não houver um amplo estudo a respeito, antes da aprovação do referido projeto. Está ai o exemplo da Suécia.
O psiquiatra David Eberhard, pais de seis filhos, argumenta que, de uma certa forma, as crianças na Suécia são extremamente mal educadas e que o país, primeira nação do mundo a proibir as palmadas na educação das crianças (em 1979), se pergunta agora se não foi longe demais e criou uma nação de pequenos tiranos.

David Eberhard escreveu o livro "Como as crianças chegaram ao poder, explicando porque a proibição das punições físicas - incorporada de forma pioneira ao código penal da Suécia em 1979 - levou, pouco a pouco, a uma interdição de qualquer forma de correção das crianças.

Segundo o autor: "É óbvio que é preciso escutar as crianças, mas na Suécia isso já foi longe demais. São elas que decidem tudo nas famílias: quando ir para a cama, o que comer, para onde ir nas férias, até qual canal de televisão assistir", avalia ele, considerando que as crianças suecas são mal preparadas para a vida adulta.

Ressalta, ainda: "Nós vemos muitos jovens que estão decepcionados com a vida: suas expectativas são muito altas e a vida se mostra mais difícil do que o esperado por eles. Isso se manifesta em distúrbios de ansiedade e gestos de auto-destruição, que aumentaram de maneira espetacular na Suécia", diz o psiquiatra.

Como disse com muita propriedade Elaine Brum: “As crianças gritam, as crianças querem porque querem, as crianças interrompem às vezes aos berros quando o pai conversa com outra pessoa, as crianças não cumprimentam ninguém nem na chegada nem na saída, fazem exigências como se o mundo e todos os adultos dentro dele existissem para servi-las, testam e testam para ver se alguém vai fazê-las parar, botar algum limite, e nada. Basta sair na rua para testemunhar cenas lamentáveis em restaurantes, shoppings, cinemas e lugares públicos protagonizadas por pequenos déspotas diante de pais infantilizados. Pais esvaziados, inseguros sobre sua capacidade de educar o filho que botaram no mundo e que parecem duvidar que têm algo a ensinar àquelas crianças. Pais sem nenhuma autoridade. O que uma parte destes pais faz quando se torna insuportável viver com estes filhos? Leva para um especialista que diagnostica a criança como a mais nova portadora da epidemia da moda: a tal da TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. E dá-lhe medicamento cada vez mais cedo. Como boa parte das crianças ao redor já foi diagnosticada com a “doença” esta, ninguém acha suspeito. Imagino que, quando parte desta geração crescer, o rito de passagem vai ser apenas mudar o medicamento: aos 18 anos ganha um carro e sua primeira caixa de antidepressivos.”

Pamela Druckerman, em seu livro “Crianças francesas não fazem manha” relata que, com a educação francesa, o índice de crianças diagnosticadas e medicadas para o TDAH na França é inferior a 0.5%. Quem manda em casa são os pais, e é a eles que os filhos devem obedecer, e não o contrário. Que as crianças têm que brincar para descobrir o mundo e não preencher todo o tempo livre com atividades extracurriculares como esportes ou línguas. Os pais que ela observou em Paris parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito entre ouvir os filhos e deixar claro que são os adultos que mandam. Dentro de um limite conhecido como cadre, essas crianças têm total liberdade e autonomia, mas fora dele, quem exerce autoridade são os pais. A educação francesa ensina as crianças a ter paciência, a esperar, desde bebês, e impõe limites muito bem definidos.

O problema na real, é a falta de limites e não a palmada.
 
E você, o que pensa desse assunto?




Fontes:
DRUCKERMAN, Pamela. Crianças francesas não fazem manha. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.












3 comentários:

  1. E viva a França.
    Provaram que Educação vem do berço.
    Não esta relacionada a dinheiro, mas sim em VALORES, que são adquiridos na formação familiar.
    É Pai e Mãe que determina quem é criança e quem é adulto dentro de casa.

    ResponderExcluir
  2. Que tipo de sociedade teremos, onde a criança para ser educada, protegida e encaminhada necessita de Projetos de Lei determinando o que compete a família fazer e até onde pode agir.
    É o decreto de falência da instituição familiar.

    ResponderExcluir
  3. Lei da palmada!
    Na Suécia!
    A casa caiu!
    - Após proibir palmadas, Suécia "sofre" com geração de crianças mimadas -
    Quando você percebe que tudo o que você achava que era o correto: ESTAVA ERRADO!!
    Este será o futuro dos nossos filhos quando “nossos representantes” incompetentes votarem a tal da Lei da palmada no Brasil. Agora para comover – Lei Menino Bernardo. Daqui uma/duas gerações, veremos a encrenca que mais uma vez nos colocaram.
    ...
    Enquanto isto na Suécia ...
    Matéria de 29 de outubro de 2013 • 17h54 – Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/apos-proibir-palmadas-suecia-sofre-com-geracao-de-criancas-mimadas,477a68fadb402410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
    Após proibir palmadas, Suécia "sofre" com geração de crianças mimadas
    "De uma certa forma, as crianças na Suécia são extremamente mal educadas", afirma à AFP David Eberhard, psiquiatra e pai de seis filhos. "Eles gritam quando adultos conversam à mesa, interrompem as conversas sem parar e exigem o mesmo tratamento que os adultos", ressalta.
    ...
    Minha opinião pessoal
    Querem implantar no Brasil algo que está sucateado em países do primeiro mundo – caso Suécia!
    Algo que agora percebem que foi um equívoco. Um tremendo equívoco e desajustado - assim como as crianças deles. Conforme matéria acima.
    Algumas pessoas de bom senso deveriam saber qual a diferença entre correção e espancamento.
    O governo incompetente que é ... ao invés de dar estrutura as polícias para que elas pudessem fazer seu trabalho de perícia com desenvoltura ao investigar uma “situação” de agressão contra uma “criança” com capital humano bem treinado e, o que houvesse de mais sofisticado em termos de tecnologia, não o governo o nosso governo faz ... apoiado por pessoas Ilustres como: XUXA MENEGUEL - a rainha dos baixinhos (deve ser brincadeira neh!), a rainha da Suécia (da Suécia? O ela está fazendo aqui? Porque ela não vai cuidar dos baixinhos desajustados que seu governo criou).
    Bem, não dá para ficar calado diante da destruição em massa que está sendo realizada do bem mais sagrado que Deus criou neste mundo: a família.
    Mas eu estou falando da família de verdade.
    Do Pai de verdade. Da mãe de verdade.
    Eu não estou falando dos imbecis que se dizem pais e espancam seus filhos por não terem eles sido educados corretamente pelos seus pais.
    Eu estou falando da Família que leva sim em consideração o que o filho tem a dizer mas não o deixa “comandar” sua própria existência por ele simplesmente ser criança e não saber fazer isto. Se fosse assim Deus não criaria a figura do Pai e Mãe mas de uma pessoa qualquer para criar este ser. E mais! Algumas pessoas precisam entender a diferença entre criar e educar. Pois existe uma diferença colossau entre um e outro. Qualquer animal irracional cria seu filhote mas somente o ser humano educa seu filho. E educar significa mostrar o caminho correto a ser feito não o mais fácil.
    Temos sim que respeitar nossos filhos!
    Mas antes deixe-me fazer uma única e simples pergunta: onde está o respeito dos filhos com o Pai e com a Mãe (professores, avós, coleguinhas, colegões???? Onde está o princípio da igualdade? Da isonomia?
    Ah sim ele é pequeno e não pode se defender de um adulto!! Ótimo! Criando uma Lei obcena e imoral isto tudo será transformado em um mundo melhor?!?!? Claro que sim! Será sim o Brasil uma Suécia daqui a uma ou duas gerações. Crianças vazias e fracas de cabeça que não aceitam um não pois simplesmente o não não pode ser dito a ela.
    Hoje vemos crianças mau educadas, gritando, ofendendo, “batendo” ... em seus pais, colegas, professores. Como assim agora vem uma Lei ridícula dizer a mim que sou um Pai de verdade dizer o que eu tenho que fazer com o meu filho.
    Esta é minha posição pessoal e irretratável a respeito de como eu deva tratar meu filho: SEM A INTROMISSÃO DO ESTADO BURRO E INEFICAZ.

    ResponderExcluir