terça-feira, 8 de outubro de 2013

CARCAÇA DE LULA-GIGANTE DE 9M É ENCONTRADA EM PRAIA NA ESPANHA

Banhistas da comunidade espanhola de Cantabria ficaram surpresos ao se deparar com a carcaça praticamente intacta de uma lula-gigante que foi arrastada para a praia na semana passada.


O cefalópode da espécie Architeuthis dux - que habita a profundeza dos oceanos - tem aproximadamente 9 metros de comprimento e pesa 180 quilos. O corpo do animal foi enviado ao museu marítimo de Cantabria, onde foi limpo e congelado enquanto se aguarda um acordo entre cientistas e o governo para decidir o que será feito com o bicho colossal. As informações são do site grindtv.com. 

Em 2003, um polvo gigante - da "família" das lulas - de 12,40 metros de comprimento e 13 toneladas de peso, que não era visto há 107 anos, apareceu e morreu em uma praia do sul do Chile na área de Los Muermos. O polvo se parece com a lula, mas difere dela por não ter carcaça nem interna e nem externa.

Em 2007,  pescadores da Nova Zelândia "pescaram" nas profundezas do Mar de Ross, uma lula-colossal de 495 Kg, 10 m de comprimento, e olhos com 27 cm de diâmetro, cinco centímetros a mais que uma bola de futebol.

Pelo jeito, o "polvo gigante" relatado no romance fantástico de Júlio Verne "Vinte Mil Léguas Submarinas", publicado em 1870 - e adaptado para o cinema por nove vezes -  realmente é real e não ficção!

 

SAIBA MAIS AQUI.

E AQUI.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário