quinta-feira, 25 de julho de 2013

ACIDENTE DE TREM EM SANTIAGO DE COMPOSTELA MATA 78 PESSOAS



 
Atualizado hoje (26), ás 16h.
 
Cerca de  78 pessoas morreram nesta quarta-feira (24) no descarrilamento de um trem de passageiros em Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha.


O acidente ocorreu às 20h41 locais (16h41 de Brasília), segundo a empresa, na chegada da estação local, e as causas ainda são desconhecidas, de acordo com o governo estadual.



Desgovernada, a composição trem bateu em um dos pilares que cobrem um viaduto em Angrois, a quatro quilômetros de Santiago. Com o impacto, os vagões capotaram, sendo que seis ficaram na linha férrea e outros quatro caíram em uma rua vizinha.



Alguns deles pegaram fogo, assim como uma das locomotivas, que tombou em um muro de contenção. Uma grande nuvem de fumaça foi formada e pôde ser vista a quilômetros de distância.



Há pelo menos 143 feridos, 20 deles gravemente, de acordo com o governo local, que insistiu que esses números podem mudar.



O trem fazia o trajeto entre a capital espanhola, Madri, e a localidade galeca de Ferrol, a 95 quilômetros de Santiago de Compostela. Segundo a companhia ferroviária Renfe, o trem transportava 238 passageiros.



A agência Reuters, citando a rádio local, afirma que foi ouvida uma explosão antes do trem sair dos trilhos.



Segundo testemunhas, todos os 13 vagões descarrilaram, e há vários corpos cobertos por cobertores.



Muita fumaça e um pouco de fogo saía dos destroços.



"(O trem) estava indo muito rápido... Parece que em uma curva o trem começou a virar e os vagões se empilharam uns sobre os outros", disse o passageiro Ricardo Montesco à estação de rádio Cadena Ser.



"Um monte de pessoas foi esmagada na parte inferior. Nós tentamos ir para o fundo dos vagões para sair e percebemos que o trem estava queimando ... eu estava no segundo vagão e havia fogo ... eu vi cadáveres", disse.



O governo da Espanha acredita que a hipótese mais provável sobre o descarrilamento é que se trate de um acidente, segundo um porta-voz do premiê Mariano Rajoy. Segundo ele, o presidente do governo espanhol está reunido emergencialmente com ministros para tratar do tema, e deve visitar o local na manhã desta quinta.



Santiago de Compostela, cidade natal de Rajoy, é conhecida como destino de uma antiga rota de peregrinação católica e mística.



O acidente ocorreu na véspera do Dia de Santiago, uma importante festa regional.


Este foi o acidente de trem mais grave na Espanha em 41 anos. O descarrilamento em Santiago de Compostela é superado pela colisão de dois trens em El Cuervo de Sevilla, em 1972, com 77 mortos.



O acidente mais grave é outro choque entre um trem e uma locomotiva em Torre del Bierzo, em 1944, que, na contagem oficial, deixou 78 mortos. 

O governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, apura se há brasileiros entre as vítimas do acidente.

No Rio de Janeiro, onde participa das celebrações da Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco pediu que todos rezem pelas vítimas e suas famílias.

Santiago de Compostela é uma cidade conhecida por ser um dos destinos de peregrinação cristã. A catedral da região é considerada uma obra de arte barroca e nela está o túmulo de Santiago Maior (em português Tiago, filho de Zebedeu), um dos apóstolos de Jesus Cristo. A visita ao túmulo marca o fim da peregrinação que se chama Caminhos de Santiago.

Aproximadamente 90 pessoas permanecem hospitalizadas na região, 30 delas em estado grave, embora os feridos passem de 187 no total.

Confira.
 
 



 



 






 






Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário