sexta-feira, 5 de julho de 2013

VESTIBULAR: CHEGOU O DIA, O QUE FAZER?

Renato Amaral passou quatro vezes no melhor vestibular do país, sem cursinho: Ciências Biológicas, Administração, Direito e Medicina da FUVEST. E passou também em primeiro lugar em Processamento de Dados na FATEC-SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). 

O FUVEST seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a FCMSC-SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). 

Ele fez seu primeiro vestibular aos 14 anos, cursou Medicina e Processamento de dados e hoje trabalha com bioinformática. Renato, dentre outras coisas, ensina como agir na véspera e no dia do exame vestibular.

Véspera do vestibular: "Ficamos à beira de um ataque de nervos".]
- Estude um pouco da matéria que você esteja fraco.
- Se quiser, saia com os amigos para um shopping, vá ao cinema com o namorado, ou namorada, mas volte cedo.
- Na véspera do exame, eu saía de casa apenas para visitar o local e descobrir o número da sala em que ficaria no dia seguinte. Essa visitinha é importante para que você chegue com calma no dia. 
- Evite consumir açucar refinado na véspera (pode ser um dos responsáveis pela síndrome do pânico).
- Se quiser, visite uma igreja e peça proteção divina. Isso tem efeitos tranquilizantes, reenergizantes, ajudando a acalmar.
- Durma bem.

No dia do vestibular:  manter a calma, "os nervosos que me desculpem, mas calma é fundamental".

Vá para a prova numa nice, numa boa. Faça o melhor que puder e não se preocupe. Concentre-se em ficar calmo, confortável, relaxado. Use roupas leves e folgadas, caso o dia esteja quente (mesmo que não esteja muito quente, sempre sentimos um certo calor no dia da prova...). Vá bem alimentado e hidratado.

Não esqueça de levar o documento de identidade. Seja exagerado: prepare quatro lápis numero 2 apontados, duas borrachas brancas macias, quatro canetas esferográficas de tinta azul, dois apontadores e uma régua transparente. É bom exagerar, pois com o nervoso tendemos a escrever pesado e quebrar as pontas dos lápis (lapiseiras), as borrachas somem no chão, apontadores vagabundos se quebram com a pressão e canetas falham. 

Encare o vestibular como se fosse um jogo de xadrez ou de futebol e faça o melhor que você puder. O resto será consequencia. Se der, deu, senão paciência...

Empenhe-se o máximo que puder em resolver as questões e tenha disciplina mental para transcrever as respostas no gabarito em tempo hábil. De resto, é só "desencanar legal" e não estar nem ai para a prova...

Fique calmo. Mantenha o bom humor. Administre seu stress. Encare o vestiba como uma partida de vôlei. Às vezes ganhamos, às vezes perdemos...Viva um dia após o outro. Faça o melhor que puder.

Conselhos de um macaco velho: "no dia do exame, tenha calma, paciência, serenidade, tranquilidade, sossego, bem-aventurança, paz de espírito, relaxamento, amor para dar, etc. FIQUE CALMO, enfim. Deixe o nervosismo para os nervosos. FIQUE CALMO. Sorria, respire fundo e encare de frente. FIQUE CALMO.

Se passar, parabéns. Você agora vai enfrentar uma luta brava. Não pense que terminou, apenas começou. Se prepare.

Se não passar, parabéns, você agora tem uma vantagem em relação a outros estudantes: você já conhece o seu inimigo. E um inimigo conhecido é sempre menos perigoso que um inimigo desconhecido.

A história de Julio César comprova isso. Os vitoriosos legionários de Julio César quase nunca venciam a primeira batalha. Julio César, muito habilmente, enviava um pequeno destacamento militar para lutar contra o inimigo. O grupo era massacrado sem dó nem piedade. Apenas alguns legionários observadores escapavam vivos da carnificina, mas isso era o suficiente, porque estes relatavam o "modus operandi" do inimigo, ressaltando suas fraquezas e os pontos em que eram superiores aos romanos. Conhecendo bem o exército inimigo, Julio César explorava inteligentemente seus pontos vulneráveis, ao mesmo tempo que contornava seus pontos fortes. 

Caso você não tenha sucesso no vestibular, use isso a seu favor. O fracasso de hoje nos faz reavaliar nossas ações e tomar medidas para conseguir aquilo que mais queremos na vida.

O fracasso de hoje será a vitória gloriosa de amanhã!

Que Deus lhe traga ânimo, sabedoria, astúcia e capacidade de estudo para passar e, se não passar, tentar de novo!

Vai lá, e boa sorte!




Fonte:
AMARAL, R. Vestibular sem medo: passei quatro vezes na FUVEST. São Paulo: FTD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário