quinta-feira, 11 de julho de 2013

MANIFESTAÇÕES E PROTESTOS NO PARANÁ

O Dia Nacional de Lutas, agendado nesta quinta-feira (11) pelas centrais sindicais e movimentos, está mobilizando protestos nas rodovias da região norte do Paraná. No início da manhã, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) abriram as cancelas do pedágio de Arapongas (37 km de Londrina), BR-369.


O MST, a partir das 9h, tinha a intenção de protestar em 21 praças de pedágio do Paraná, incluindo as de Jataizinho (25 km de Londrina), Sertaneja (56 km de Londrina) e Cambará (134 km de Londrina).

Já na PR-090, ainda no perímetro urbano de Bela Vista do Paraíso (42 km de Londrina), caminhoneiros faziam uma manifestação por volta das 9h30. Em Londrina, a partir das 9h, os trabalhadores vão se concentrar no Calçadão e depois sairão em caminhada até o Paço Municipal.

Em Santo Antonio da Platina, protesto dos moradores da região dos bairros Alceu Garbelini e Aparecidinhos I e 2,  terminou em confusão na noite de ontem.Grupo de 50 manifestantes quebrou para-brisa do caminhão dos Bombeiros com um tijolo; PM teve dificuldade para dispersar multidão. A Polícia Militar precisou disparar sete tiros para o alto para dispersar os vândalos.

Os protestos pelo Dia Nacional de Luta em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná contam na manhã desta quinta-feira (11) com a adesão de funcionários da Usina de Itaipu, eletricitários da subestação de Furnas Centrais Elétricas, servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e trabalhadores dos Correios. As mobilizações na fronteira tiveram início por volta das 7h com a concentração de técnicos de Furnas que deflagraram greve por tempo indeterminado.

Na região de Maringá, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupou várias praças de pedágio na manhã desta quinta-feira (11). Por volta das 9h30, a concessionária Viapar confirmou que em Floresta (a 30 km de Maringá) e Campo Mourão (a 92 km de Maringá), além de Arapongas (a 66 km de Maringá), tiveram as cancelas abertas e a passagem de veículos está liberada, sem a incidência de danos materiais.

Por volta das 10h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) relatou que as cancelas de Mandaguari (a 37 km de Maringá) e Campo Mourão (a 92 km de Maringá) estavam abertas. Em Jataizinho (a 178 km de Maringá) e Jacarezinho (a 253 km de Maringá) também havia protestos, mas a participação do MST não estava confirmada.

No entanto, a assessoria de imprensa do MST no Paraná informou que, além dessas praças, por volta das 9h30, estavam abertos os pedágios em: Corbélia, Cascavel, Santa Terezinha do Itaipu, Céu Azul, Nova Laranjeiras, Candói, Guarapuava, Presidente Castelo Branco, Sertaneja, Cambará, Mauá da Serra , Imbaú, Irati, Lapa, São Luiz do Purunã, e Litoral.

Cerca de 20 aposentados fazem manifestação na Praça Raposo Tavares, na região central de Maringá. As principais reivindicações são por melhorias salariais e fim do fator providenciário. O protesto é organizado pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Pessoas Idosas.

Mais informações no decorrer do dia!

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário