domingo, 1 de setembro de 2013

A XENOFOBIA EM DESTAQUE COM A CHEGADA DOS MÉDICOS CUBANOS! MAS, O QUE É ISSO MESMO?




 

Na segunda-feira passada (26), aos gritos de "escravos”, aproximadamente 50 médicos cearenses fizeram um “corredor polonês” para impedir a saída de 79 médicos cubanos que estavam terminando o primeiro dia do curso do Mais Médicos na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza.

O ato foi classificado pela mídia brasileira e nas redes sociais como racismo e xenofobia.

O racismo é a convicção sobre a “superioridade” de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.

A xenofobia significa a aversão a pessoas ou coisas estrangeiras. De origem grega, o termo se forma a partir das palavras "xénos" (estrangeiro) e "phóbos" (medo). 

O que a maior parte das pessoas desconhece é que, além de ser uma forma de preconceito,  a xenofobia pode ser uma doença, um transtorno psiquiátrico. O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente, se manifesta por meio de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.  

Esta forma de ver o estrangeiro pode ser caracterizada por diversas manifestações que podem ser simples ameaças ou chegar a se manifestar em agressões físicas ou inclusive assassinato. O racismo é uma das maiores representações de xenofobia. Basicamente se refere ao repudio que se dá as diferenças raciais e culturais. Tudo o que é diferente, estranho, causa medo e consequentemente repudio. Esse medo muitas vezes não é ao que vem de fora e sim ao que essa influência de fora possa fazer nas sociedades já formadas.

A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos.

Como doença, a xenofobia é um transtorno causado por um medo descontrolado do desconhecido, que se transforma em desequilíbrio. Quem sofre esse transtorno possivelmente passou por uma má experiência ao estar exposto a uma situação desconhecida que causou terror e deixou marcas que vão interferir na sua vida diária.

As pessoas com essa patologia sofrem de angústia e extrema ansiedade, se distanciam do convívio social, evitam o contato com estranhos e, em alguns casos, podem ter crises de pânico.

O tratamento da xenofobia envolve geralmente o uso de uma terapia comportamental. O paciente é exposto à situação traumática, neste caso ao contexto de estranhamento que lhe provoca terror. Aos poucos, a pessoa se conscientizará de que essas circunstâncias não representam o perigo e a ameaça que ela supunha. Esta técnica é chamada de dessensibilização sistemática, elaborada por Joseph Wolpe, entre 1952 e 1958. Esta terapia tem sido considerada a mais eficaz nestes casos de fobia.

Diante disso, como você classificaria a situação ocorrida com os médicos cubanos descrita no início?





Fontes:


http://www.infoescola.com/psicologia/xenofobia/
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 6 ed.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário