sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Universidade tailandesa cria “chapéu” para evitar cola durante as provas

"Que atire a primeira pedra quem nunca ficou ao menos tentado a dar aquela espiadinha na prova do colega ao lado. Seja para descobrir a resposta, seja para conferir se os resultados batem, o fato é que quase todo mundo já colou ou já chegou perto de colar.


Na tentativa de acabar com essa trapaça, a Universidade Kasetsart, da Tailândia, inventou um chapeuzinho muito simples e eficiente: uma faixa na cabeça com uma folha de papel sulfite grampeada de cada lado.

Se você pensou que lembra um pouco aquele tipo de cabresto usado por burros e cavalos, bem, você não foi o único. Assim que a foto caiu na internet, pronto – um monte de gente apareceu para reclamar, dizendo que era pura humilhação.

Por outro lado, o diretor da faculdade, Tanaboon Sajjaanantakul, afirmou que foram os próprios alunos que ajudaram a desenvolver o “chapéu anticola” e que ninguém foi forçado a usá-lo. Pelo contrário: a ideia foi bem recebida e abriu uma discussão saudável sobre ética.

O professor que incentivou o chapéu ficou chateado com a repercussão negativa. “Ninguém se recusou a usar, os estudantes estavam animados e se divertindo”, explicou Natdanai Rungruangkitkrai, que se viu obrigado a desistir do novo método. “Admito que a repercussão tem sido estressante, então decidimos parar de usar este recurso e vamos conversar com os alunos para descobrir outras maneiras mais aceitáveis de evitar a cola”.

E os alunos, o que acharam? Muitos deles ficaram revoltados com as críticas. “Eu me sinto muito mal e muito bravo que isto tenha sido visto como algo ruim por gente de fora”, disse Rawiporn Buasaeng.

O que você acha? O chapéu foi uma ótima ideia ou algo humilhante? As pessoas de fora erraram ao se intrometer na história?"




Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário