sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Temporais vão atingir o Sul do país a partir de hoje, alerta para inundações e deslizamento de terra

As chuvas fortes já avançam pelo Sul do país nesta sexta-feira e o Estado de Santa Catarina é o mais atingido. Os temporais vão atingir e provocar elevados acumulados entre a Metade Norte gaúcha, toda Santa Catarina e o sul do Paraná a partir desta sexta-feira e durante o final de semana, devido ao um sistema frontal, que é o encontro de uma massa de ar quente com uma massa de ar frio, que geram convergência de ventos e consequentemente instabilidades, explica a meteorologista Nadiara Pereira, da Somar Meteorologia.


Nesta madrugada, os ventos chegaram aos 72km/h em Bom Jardim da Serra em Santa Catarina e 57km/h em Joaquim Távora, no Paraná. Em relação a chuva, o maior acumulado até o momento foi registrado em Ituporanga – SC, com 40,6mm, em Curitibanos e Rio do Campo -SC, com 18,6mm e em Itajaí com 18,4mm. O aeroporto Hercílio Luz estava operando por instrumentos devido à chuva. De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, este sistema tende a se espalhar pelo Sul do Brasil ainda pela manhã. “A população deve ficar atenta já que há riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas” - alerta o meteorologista Celso Oliveira.

A chuva vai se espalhar por praticamente todo o Estado do Paraná e centro do Rio Grande do Sul no decorrer do dia, sendo generalizada, de longa duração e com temporais. “Vale o alerta para os acumulados de chuva que podem chegar a 40mm entre o oeste e sul de Santa Catarina e norte gaúcho, aumentando o nível dos rios e córregos” - comenta Celso Oliveira. Por conta dos ventos que sopram de norte, as temperaturas já ficam mais altas no Paraná, passando dos 30ºC no norte e amenas no sul do Rio Grande do Sul, com valores por volta dos 18ºC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário