sexta-feira, 20 de setembro de 2013

IVATUBA: CARTA "ANÔNIMA" PARA OS VEREADORES



Sim, eu sou a favor da democracia ampla, total e irrestrita. Sim, eu sou a favor de qualquer brasileiro que queira reclamar de algo que o poder público não está fazendo. Sim, sou uma das primeiras a cobrar do poder público.  Sim, eu sou a favor do povo, sempre. Todos aqui sabem disso.

Entretanto, não sou a favor de pessoas que queiram ofender os outros simplesmente pelo prazer de fazê-lo ou que misturam vida pessoal com a vida profissional para insultar as pessoas.

A Câmara Municipal de Ivatuba recebeu uma carta "anônima" com diversas fotografias, bem como criticando e ofendendo os  vereadores por não estarem fiscalizando e a administração, por não estar realizando consertos e readequação do lixão de Ivatuba.

Sei que existem problemas com o lixão, e para isso foram feitas diversas conferências locais, regionais, estaduais e agora na área federal, para que TODOS os municípios brasileiros possam resolver a questão. Não é mais um problema local, é regional, nacional, mundial!  Não se trata de apenas "arrumar o aterro sanitário". O problema é mais grave, muito mais complicado do que se possa pensar.

O planeta azul está ficando cinza. Não teremos mais onde colocar o nosso lixo, se não aprendermos a consumir menos, reciclar e reutilizar o lixo, a respeitar a natureza. Se não fizermos alguma coisa, daqui a poucos anos estaremos disputando não só a água, como o nosso próprio território, com os outros países do mundo. Participei da conferência metropolitana e a coisa não é brincadeira!

Não basta apenas boa vontade para resolver.  Não bastam "remendos novos em tecido velho". É preciso diagnosticar o lixo do município e projetar o que será feito. Existem regras rígidas para conservação do meio ambiente, do NOSSO meio ambiente. Regras sobre onde iremos colocar todo o lixo que nós mesmos produzimos. Regras para preservar o solo e a água tão necessários à nossa sobrevivência. E essas regras têm que ser cumpridas pelos municípios.

Entretanto, apesar de estar citando o fato, e até ter enviado fotos a respeito, o que senti ao tomar conhecimento dessa carta foi uma tentativa desse anônimo em ofender as pessoas dos vereadores e do próprio Prefeito e jogar uns contra os outros. 

Eu entendo que uma carta anônima "dessa natureza" geralmente é uma ação de pessoas ignorantes, incompetentes e covardes, insatisfeitas com determinadas situações das quais normalmente participam, mas que não possuem coragem e honestidade e, por isso resolvem atacar as pessoas de forma anônima, sob pretexto de cobrar algum tipo de justiça. Lançando denúncias e insinuações de forma grosseira, com palavras “chulas”, essas pessoas se aproveitam do anonimato e dos eficientes serviços do Correio.

Se os fatos são verdadeiros e justos, há formas legais e competentes para se "cobrar" que não seja simplesmente desabonar a honra e a conduta dos vereadores ou do prefeito. Assim, considero o remetente anônimo desse tipo de carta uma pessoa, que, além de covarde, não tem moral alguma para cobrar pessoalmente do político para o qual votou, ainda mais pretender dar lições de como deve agir um vereador ou um prefeito!

Lembro que há formas de se investigar tecnicamente para identificar o autor dessa carta. E essas técnicas são legais, podendo formar um conjunto de provas suficiente para que providências legais sejam tomadas. Há peritos para isso e existem possibilidades técnicas e estratégicas investigatórias na identificação deste tipo de pessoa e que nem sempre eles estão protegidos pelo anonimato para fazer o que bem entenderem.

Existe, sim, uma democracia, e, por isso todos têm o direito de se manifestar. O problema é a falta de respeito misturando vida pessoal com profissional, amigos, parentes e até pessoas que já não se encontram entre nós, nessa insanidade.

Essa carta "anônima" mereceria todo meu respeito se estivesse atada tão somente aos fatos e problemas do município, e não a ofender gratuitamente as pessoas (e seus parentes e amigos) que estão tentando realizar um trabalho pelo povo.

Perdeu o valor!




4 comentários:

  1. Fátima não de ouvidos e nem moral para este anonimo, deve ser a mesma de sempre , não tem coragem de se idenficar, criticar e falar mal dos outros no anonimato e covardia.

    ResponderExcluir
  2. foi escrita a mão ou datilografa!

    ResponderExcluir
  3. EU SEM QUEM ESCREVEU...FOI A MIMADINHA...

    ResponderExcluir
  4. substantivo

    a-nô-ni-mo
    1- aquele que não assina o que escreve
    2-aquele cujo nome não é conhecido
    3-aquele que se quer manter desconhecido

    adjetivo
    1- sem nome
    2-sem denominação
    3-sem assinatura
    4-diz-se da sociedade comercial que não é designado pelo nome de nenhum dos associados.

    então quer dizer anônimo não é ninguém com capacidade de falar ou criticar.

    ResponderExcluir