terça-feira, 4 de setembro de 2012

Procon do Paraná autua empresas de telemarketing que ligaram para cliente

De acordo com um levantamento divulgado pelo Procon do Paraná, 14 empresas de telemarketing que atuam no estado foram autuadas por ligar para clientes que pediram o bloqueio do recebimento dessas chamadas. Uma lei estadual, de 2009, dá aos clientes a possibilidade de solicitar esse serviço.
Segundo o Procon, apenas em agosto, foram iniciados nove processos contra empresas denunciadas por descumprir a lei. A legislação paranaense prevê que a multa nesses casos pode variar entre R$ 400 e R$ 6 milhões.

Para denunciar, os consumidores podem entrar em contato diretamente com o Procon, pelo site abaixo, no telefone 0800 411512 ou pessoalmente, nas sedes municipais do órgão.

Como bloquear

Conforme o Procon, qualquer pessoa ou empresa pode solicitar o bloqueio das ligações de telemarketing no estado. Para isso, é preciso entrar no site do Procon e efetuar um cadastro.  A partir desse procedimento, o bloqueio será efetuado em até 30 dias.

O cadastro no Procon não é capaz de bloquear ligações efetuadas por entidades filantrópicas e também de empresas que foram autorizadas pelo consumidor a efetuar esse tipo de chamada. A lei também prevê que ligações de cobrança continuarão a ser recebidas, porém, nunca no local de trabalho ou na casa de amigos, parentes ou vizinhos.

O desbloqueio total do telemarketing também pode ser feito pelo site ou através do preenchimento de um termo de autorização, que ficará de posse com a empresa que fizer o bloqueio. Apenas com esse documento, a empresa poderá voltar a ligar para o cliente.



Para bloquear as ligações:
http://www.procon.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=483

Fonte:
http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/09/procon-do-parana-autua-empresas-de-telemarketing-que-ligaram-para-cliente.html

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