De acordo com um levantamento
divulgado pelo Procon do Paraná, 14 empresas de telemarketing que atuam no estado foram autuadas por ligar
para clientes que pediram o bloqueio do recebimento dessas chamadas. Uma lei
estadual, de 2009, dá aos clientes a possibilidade de solicitar esse serviço.
Segundo
o Procon, apenas em agosto, foram iniciados nove processos contra empresas
denunciadas por descumprir a lei. A legislação paranaense prevê que a multa
nesses casos pode variar entre R$ 400 e R$ 6 milhões.
Para denunciar, os consumidores podem entrar em
contato diretamente com o Procon, pelo site abaixo, no telefone 0800 411512 ou
pessoalmente, nas sedes municipais do órgão.
Como bloquear
Conforme o Procon, qualquer pessoa ou empresa pode solicitar o bloqueio das
ligações de telemarketing no estado. Para isso, é preciso entrar no site do
Procon e efetuar um cadastro. A partir
desse procedimento, o bloqueio será efetuado em até 30 dias.
O cadastro no Procon não é capaz de bloquear
ligações efetuadas por entidades filantrópicas e também de empresas que foram
autorizadas pelo consumidor a efetuar esse tipo de chamada. A lei também prevê
que ligações de cobrança continuarão a ser recebidas, porém, nunca no local de
trabalho ou na casa de amigos, parentes ou vizinhos.
O desbloqueio total do telemarketing também pode
ser feito pelo site ou através do preenchimento de um termo de autorização, que
ficará de posse com a empresa que fizer o bloqueio. Apenas com esse documento,
a empresa poderá voltar a ligar para o cliente.
Para bloquear as ligações:
http://www.procon.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=483
Fonte:
http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/09/procon-do-parana-autua-empresas-de-telemarketing-que-ligaram-para-cliente.html
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