domingo, 30 de setembro de 2012

CRÍTICA E JULGAMENTO



 
"Muitas vezes vejo pessoas pedindo para não criticarem e muito menos julgarem as pessoas e a sociedade que convivem. Seria como pedir a você negar sua essência humana e social. Seria possível fazer isso? E, mais, seria isso positivo? Como uma pessoa poderia viver sem criticar o sistema político e social em que está vivendo? Se nos comportássemos assim, ainda estaríamos vivendo na idade da pedra.

Se não observássemos o nosso meio ambiente e não julgássemos, estaríamos extintos há milhares de anos, pois observando o ambiente, os perigos, os animais, os amigos, carros, comida, vestuário, fazendo nossos julgamentos, podemos efetuar uma escolha sobre a atitude a ser tomada. Dessa escolha, muitas vezes, depende a sobrevivência humana a um evento.

Sei que hoje não vivemos numa selva e não precisamos prestar atenção aos perigos de estarmos sendo atacados por algum animal feroz, mas se não observarmos o ambiente do local onde vivemos, provavelmente corremos o risco de sermos assaltados ou mortos por algum marginal que nos observa e nos julga uma “presa” fácil.

O mesmo ocorre em relação aos nossos relacionamentos afetivos e sociais, pois desse comportamento de observação e julgamento, resultam a nossa felicidade e o nosso sucesso. É necessário se defender de pessoas invejosas observando e julgando o momento de afastá-la de nós. O psicopata pode ser afastado e evitado se mantivermos uma postura alerta e observadora. O político corrupto pode ser definitivamente deletado da vida pública, como o foi em muitas comunidades brasileiras.

Assim, não escute os desinformados. Procure observar, criticar e julgar, pois esse comportamento pode mantê-la(o) vivo, com uma melhor qualidade de vida, e feliz!"

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário