segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brasil consegue o melhor resultado da história na Paraolimpíada

Os Jogos Paraolímpicos de Londres, 2012, ficarão na história do esporte paraolímpico brasileiro pelas 21 medalhas de ouro conquistadas, como a edição dos Jogos mais vitoriosa de todos os tempos. Apesar de ter ficado abaixo de Pequim 2008 em termos de quantidade, em qualidade os 21 ouros ficaram muito acima dos 16 de Pequim.

A natação foi o destaque dos Jogos e responsável pelo maior número de ouros: nove ao todo. Além disso, os nadadores brasileiros ainda ganharam outras quatro de prata e mais uma de bronze.

O maior nome brasileiros dos Jogos é Daniel Dias, que fez o Hino Nacional Brasileiro ressoar seis vezes no centro aquático de Londres, tornando-se o maior atleta paraolímpico brasileiro, com 15 medalhas no total, superando o também nadador Clodoaldo da Silva e a velocista Adria Santos, ambos com 13 medalhas.

No atletismo foram sete ouros, oito pratas e três bronzes. A velocista Terezinha Guilhermina conquistou dois ouros, nos 100m e 200m rasos classe T11 (para deficientes visuais).

 

Alan Fonteles surpreendeu nos 200m rasos classe T44 (para amputados) superando o grande favorito da prova e um dos principais nomes da Paraolimpíada, Oscar Pistorius.



 
Jovane Guisone foi o responsável pela conquista inédita do primeiro ouro da história na esgrima em cadeira de rodas, na Espada, categoria B. 

No goalball, o Brasil garantiu o primeiro pódio na modalidade na história com a medalha de prata.
 

No futebol de 5 (para deficientes visuais) o Brasil confirmou o favoritismo e sagrou-se tricampeão paraolímpico de maneira impecável, invicto e sem sofrer gols.



Yohansson Nascimento chamou a atenção do Estádio Olímpico de Londres. Primeiro, por conquistar a medalha de ouro nos 200 m da classe T46 com direito a recorde mundial. Mas ele queria mais. Pouco depois de cruzar a linha de chegada, arrancou o número de inscrição de sua camiseta e virou. No pedaço de papel, um recado. Ou melhor, um pedido. "Thalita, quer casar comigo?". Foi dessa forma que o velocista, agora campeão paraolímpico, pediu a noiva em casamento.


Com a medalha de ouro de  Tito Sena, da classe T46 da maratona, neste domingo, o Brasil encerrou os Jogos Paraolímpicos de Londres com 21 ouros, 14 pratas e oito bronzes. O Brasil deixou a terra da Rainha neste domingo e agora visa a Cidade Maravilhosa, em 2016, com o objetivo de superar o desempenho de 2012 e entrar de vez no time das potências paraolímpicas. 

A cerimônia de fechamento dos Jogos em Londres teve a participação de Coldplay, Jay-z, Rihana, Carlinhos Brown, Herbert Viana, Associação de Ballet e Arte para Cegos e dos atletas paraolímpicos brasileiros Daniel Dias e Ádria Santos.
Os atletas olímpicos brasileiros conseguiram 17 medalhas nas Olimpíadas de 2012 contra 43 dos atletas paraolímpicos nas Paraolimpíadas 2012, em Londres. 

E que ninguém duvide da capacidade destes brasileiros! Parabéns, atletas paraolímpicos, vocês são os verdadeiros campeões!

Fica aqui uma pergunta: Onde está a "diferença"?
 

 
 
 
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário