sexta-feira, 21 de setembro de 2012

MATRIX: tem como se libertar dela?




No filme, a MATRIX é uma máquina inteligente que escraviza a humanidade e a mantém controlada em uma realidade virtual, a fim de obter a energia necessária para seu funcionamento, como um parasita. Se compararmos com a realidade atual, vamos ter algo mais ou menos assim: em um governo há duas formas de tirar proveito da “matrix”. 
Uma seria alienar os eleitores lhes dando o mínimo necessário para satisfazê-los nas necessidades criadas pelo próprio sistema e manipulá-los para que acreditem que sua qualidade de vida está evoluindo, e assim sejam mais facilmente controlados, ou seja, empregar uma política de "pão e circo".

A outra forma seria dar aos eleitores educação, apoio e informações necessárias para que se tornem críticos o suficiente, julguem os problemas sozinhos e possam interagir/interferir no governo a favor de todos.

Todavia, a maioria prefere a ignorância a ter que se incomodar com assuntos "alheios" à sua pessoa, esquecendo-se de pensar no município como um todo, onde o que acontece a um, pode afetar o outro, e vice-versa. Como a insegurança atual na cidade, por exemplo, que está afetando todo mundo. 

Entretanto, antes da união pelo “bem maior”, é preciso o interesse de cada um e todos têm que ver o que está errado e se achar no direito e no dever de tentar mudar, sem omitir-se por medo ou comodismo.  Exatamente como fez a garotinha do Diário de Classe, quando denunciou sua escola pedindo uma melhor qualidade na educação.

Eu sei que ninguém pode lhe dizer como viver a sua vida sem que você permita, assim como você não pode lutar por uma causa sem entender seus verdadeiros objetivos. Cada um tem apenas que fazer a sua parte. Mas não se pode entregar a outros a decisão do seu futuro, sem nem se interessar pelos problemas da cidade onde você e sua família residem. 

Um anônimo me perguntou quem sou eu pra falar tudo que eu falo. Eu não sou nada, eu bem sei. Sou tão pequena como qualquer um de vocês, uma gota no oceano, um grão de areia na Terra de Deus. 

Mas sem essa gota, tenho certeza de que o mar teria menos água e a Terra seria menor. Aprendi isso com Madre Teresa de Calcutá!  E aprendi também que, unidos, gota a gota, grão a grão, podemos formar um novo oceano ou uma nova terra: onde poderá ser  "um por todos e todos por um", se quisermos. 

Faço a minha parte. Vou fazer sempre. Mas não posso fazer a parte que cabe a vocês.

Como disse Morpheus, no filme Matrix: "É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para cegá-lo da verdade. Estou tentando libertar sua mente, Neo. Mas eu só posso lhe mostrar a porta. Você é quem tem que atravessá-la”.

A porta é a verdade, o conhecimento que você precisa ter para poder fazer a sua parte que, nesse momento, é escolher as pessoas que vão comandar o seu município nos próximos 4 anos.

Posso tentar lhes mostrar a verdade, mas são vocês que terão que escolher qual porta atravessar! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário