quinta-feira, 20 de setembro de 2012

JOVENS LIDERANÇAS



Há, entre as duas gerações, dos jovens e dos adultos, grandes abismos de visão de mundo, provocadores de arrogâncias que geram distanciamentos na realidade que nos toca viver.
Adultos sempre acham ter a razão sobre todo o contexto de mundo em que vivemos. Todavia, nem sempre isso é verdade. Jovens também têm razão em suas colocações sobre como o mundo deveria ser, diferentemente daquele mundo em que os adultos já estão habituados.  E que, muitas vezes, nem sempre está correto.

A maioria desses jovens quer trabalhar em um local social e amigável, com horário flexível e menos envolvimento. Não querem trabalhar em algo que não gostam. Muitos jovens são inovadores, criativos e aspiram a empregos em que podem crescer e se desenvolver.

A maioria deles acredita que amar o que faz é mais importante do que um salário alto ou uma grande vantagem. Pois eles não vivem para trabalhar, mas trabalham para viver!

Esses jovens líderes já nascem cidadãos ativos e participantes, exercendo a cidadania na acepção mais profunda da palavra, tornando-se verdadeiros promotores de mudanças para melhor em sua comunidade.  

Como, por exemplo, a estudante escocesa Martha Payne, de apenas 9 anos, que desde abril já atraiu milhões de visitantes ao seu blog, chamado Neverseconds, falando sobre as merendas de sua escola e de outras partes do mundo. 

E no Brasil, a estudante Isadora Faber, de apenas 13 anos, que com sua página, Diário de Classe, no Facebook, conseguiu reformar a qualidade estrutural e educacional na sua escola, com suas denúncias.

Fiquei especialmente feliz por jovens lideranças de nossa cidade marcarem sua presença nestas eleições e ocupar, discutir e refletir sobre política e o desejo do povo, como, por exemplo, o João Paulo Pacheco e Cassio Duarte no blog Ivatuba em Foco e muitos outros, que mantém firme suas personalidades.

De fato este momento de pensar antes de agir, de refletir sobre a qualidade do voto que daremos neste ano, nos mobiliza a aplaudir e apoiar esses jovens capazes de participar e colaborar em nossas rodas de conversas e em nossa comunidade. Afinal, eles são o futuro!

Espero animada que muitos desses nossos jovens multipliquem este pensar o sujeito e as ações, para garantir o direito que todos os cidadãos têm a uma melhor qualidade de vida.

Que essas lideranças continuem a espalhar essa rica experiência, contribuindo para que tenhamos cada vez mais cidadãos atuantes e políticos realmente comprometidos com os interesses da população.

E que esses jovens e nós, adultos, sejamos a mudança que esperamos ver no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário