terça-feira, 11 de setembro de 2012

EM QUEM VOTAR?

Ultimamente discute-se muito as eleições. Óbvio, elas estão ai. Todavia, sem entrar no mérido dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, procuro fazer a minha parte de informar meus leitores. E isso vou procurar fazer sempre, independente de quem goste ou não.
Sei que a quantidade dos leitores do blog está aumentando absurdamente a cada dia e fico muito feliz com isso. Sei também que a maioria dessas pessoas confiam no que eu escrevo e, só por isso, devo  lealdade a elas. Essa maioria é suficiente para formar uma grande opinião, mostrando isso a pelo menos um grupo de outras pessoas que poderão repassar essas informações. E isso me deixa satisfeita. Estou atingindo um dos meus objetivos: levar informação e conhecimento sobre os direitos das pessoas ao povo.

Voltando às eleições, uma das questões que mais me incomoda é quando ouço algumas pessoas falarem sobre o tal do "voto útil", ou seja, aquele voto da pessoa que TEM OBRIGATORIAMENTE que valer para alguma coisa, por isso ela vota em quem tem mais chances de ganhar.  Ou seja, a escolha acaba sendo desproporcional à vontade da população e acabamos por escolher um candidato que não queremos. E vamos sofrer quatro longos anos por essa escolha errada.

"Ah, mas eu não voto pra perder meu voto. Eu não voto em tal candidato porque eu sei que ele não vai ganhar. Por isso, vou votar naquele candidato porque ele tem mais chances de ganhar."

Que pensamento mais errado! Se você escolher o seu candidato baseado nas chances que ele tem de ganhar, também vai estar perdendo o SEU VOTO. Porque? Porque você não estará votando no candidato que você acha que vai ser melhor para você e para a sua comunidade. Aquele em quem você realmente quer votar!

Veja bem, quando fazem pesquisa eleitoral eles perguntam em quem você votará nas próximas eleições. Isso leva automaticamente ao pensamento que é: "Não vou votar em quem eu quero pois ele não tem chances de vencer. Então eu vou votar em quem acho que tem mais chances, para o meu voto servir para alguma coisa" (ou seja, para não perder meu voto).

Mas, tenho certeza de que, se junto a essa pergunta fosse feita outra, como: Se fosse dado só a você o poder de colocar um candidato lá, quem VOCÊ escolheria?, veríamos uma enorme diferença entre o voto de fato e a intenção real de voto.

Posso garantir que essa diferença seria tanta que talvez mudasse o resultado das eleições para um rumo totalmente diferente. 

Quem sabe se as pessoas votassem nos candidatos que querem, e não nos que acham que vão ganhar, as eleições seriam muito mais verdadeiras e demonstrassem as verdadeiras intenções da população.

Todos sabemos que o sistema eleitoral brasileiro não é perfeito, começando pela obrigatoriedade do voto e pelas más escolhas de alguns partidos políticos. Todavia, é o que temos no momento. Mas mesmo assim, vale muito a pena conhecer os nossos direitos e exigi-los, nessas eleições.

Lembre-se sempre: SOMOS NÓS que colocamos os políticos no poder, seja por nossa escolha ou por nossa omissão. 

Então, conheça REALMENTE cada um dos candidatos, converse muito com eles, conheça as propostas de saúde, educação, transporte, emprego e moradia que eles têm para a sua comunidade, pois lembre-se que você mora nela, portanto, o que for bom para a comunidade vai ser bom para você também. Analise e debata com seus familiares e amigos se realmente esses candidatos pensam em você e na sua família com carinho. Afinal, serão quatro anos que você terá de sofrer, se escolher errado.

Pense assim:

"Independente de quem eu acho que irá ganhar ou que tem mais chances de vencer, se dependesse APENAS DE MIM, quem EU gostaria que fosse o próximo candidato eleito?

Reflita muito sobre isso, e só então, escolha bem em quem votar no dia 7 de outubro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário