quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DIA DO MÉDICO

No dia 18 de outubro, comemora-se o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde, e não sossega enquanto a gente não fica bom. Ele é o médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade. 

A data 18 de outubro foi escolhido em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e consta como dia do santo pela tradição litúrgica.

São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o "ato dos apóstolos" da Bíblia Sagrada. Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário.

Nasceu na Turquia no século I, quando esta ainda se chamava Antióquia. Discípulo de São Paulo, ele o seguiu em missão, sendo chamado pelo religioso de "colaborador" e "médico amado".

A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.

A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.

Somente no final do século é que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica "A organização do corpo humano" com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição.

Nesse dia, gostaria de agradecer aos médicos que já passaram pela nossa vida: o inesquecível e muito querido Dr. Nelson Gomes (in memoriam), a Dra. Maria Filomena Pontes Coutinho Souza, o Dr. Audo Santos, a Dra. Maria Marlene Santos, o Dr. Antonio Carlos do Nascimento, o Dr. João Murata, Dr. Jefferson C. B. Gualda, o Dr. Gecel, a Dra. Samara, o Dr. Daniel e o Dr. Robson Ramos, excelentes profissionais a  quem devemos muito.

A todos vocês, médicos e amigos, o meu agradecimento pelo carinho no atendimento para comigo e com meus familiares.

Um muito feliz Dia do Médico a todos.


Fonte: 
http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diamed4.html

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pela lembrança, Simone. Não conheci o Dr. Marcos, mas já me disseram que ele foi muito bom.

      Excluir
  2. PARABÉNS TAMBÉM PARA OS MÉDICOS DOUTOR GUILHERMINO, DOUTORA MARILDA, DOUTOR MARCOS KARON,DOUTOR JESSEL E OUTROS QUE AQUI EM IVATUBA PRESTARAM SEUS SERVIÇOS SEMPRE COM MUITA DIGNIDADE
    MAS, UM PARABÉNS ESPECIAL AO DR. ROBSON QUE CATIVOU O POVO DE IVATUBA COM SUA SIMPLICIDADE E SIMPATIA, E SERÁ O NOSSO PREFEITO EM 2013.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo dia de vcs,As suas vitórias
    e conquistas são contadas Pelos sorrisos
    nos rostos daqueles Que recuperam
    o prazer da vida,Através da habilidade vcs...

    ResponderExcluir
  4. Dr marco Aurelio, Dr rafaela, e a Dr Vanessa que esta conosco todo mes, e é um amor de pessoa e todos a elogiam muito!

    ResponderExcluir
  5. SONIAABF43@hotmail,com18 de outubro de 2012 às 20:16

    QUERO AQUI DEIXAR O MEU SINCERO AGRADECIMENTO AO DOUTOR ROBSON POIS GRAÇAS AO ATENDIMENTO NO MOMENTO CERTO A VIDA DE MEU PAI FOI SALVA PELA COMPETENCIA DO DOUTOR ROBSON E NESTE DIA QUERO LHE DESEJAR FELICIDADES E QUE DEUS LHE ABENÇOE EM TODA A SUA VIDA E FAMILIARES...

    ResponderExcluir
  6. nao se esqueçam da dr.. SAMARA

    ResponderExcluir
  7. doutor Lauro Fatima

    ResponderExcluir