terça-feira, 30 de outubro de 2012

Banco Central anuncia criação de sistema que permite fazer pagamentos pelo celular

  Sistema visa reduzir os custos das operações bancárias
Ao lado dos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social), o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou nesta segunda-feira a criação do Sistema de Pagamento Móvel, que permitirá fazer transferências e pagamentos pelo celular.


O novo sistema de pagamentos ainda precisa de legislação específica e, segundo Bernardo, o texto está em discussão na Casa Civil. A ideia, segundo ele, é que o texto seja encaminhado ao Congresso nos próximos dias.

A ideia é que as pessoas possam usar o celular para fazer transferências e pagamento, dentro de um limite a ser regulamentado pelo Banco Central. O novo sistema, voltado às pessoas que não têm conta em banco, poderá ser utilizado pelos beneficiários do Bolsa Família e também pelos aposentados do INSS.

"É uma necessidade. Precisamos reduzir os custos [das operações bancárias]", afirmou. Segundo o ministro, "as operadoras vão ganhar, os bancos vão ganhar, mas acho que o grande benefício será a redução do custo para o consumidor", defendeu.

Será? Que as operadoras vão faturar mais alto ainda, não temos dúvidas. Que os bancos vão ganhar muito mais do que já ganham com as operações via internet, é certeza absoluta. Mas, o que o consumidor vai ganhar com isso, além de acessar e pagar mais ainda pelas ligações celulares?

Esperemos para ver como isso vai funcionar na prática.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário