quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HOJE É O DIA MUNDIAL DA VISÃO

Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão
enfoca a atenção no problema da cegueira global: a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo (em relação às crianças, a média é de uma criança cega a cada minuto). 

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É com a preocupação de evitar que essa situação piore que se comemora hoje (11) no país o Dia Mundial da Visão, principal ação do Programa Visão 2020: O Direito à Visão, iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB). A data é  sempre na segunda quinta-feira de outubro.

O objetivo do programa é eliminar a cegueira evitável em todo o mundo até o ano 2020. Isso porque até 80% dos casos de cegueira resultam de causas previsíveis e/ou tratáveis. São 285 milhões de pessoas no mundo vivendo com baixa visão ou cegueira. Desses, 39 milhões são cegas e 246 milhões têm moderada ou grave deficiência visual.


LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário