Há dois meses não há mais espaço para se anunciar nos intervalos do último capítulo da novela Avenida Brasil,
que vai ao ar nesta sexta-feira, na TV Globo.
Isso porque mais de 500 empresas - entre anunciantes nacionais, regionais e locais - correram para conseguir alguns segundos de destaque durante o programa mais aguardado da televisão brasileira neste ano. Segundo publicitários, cada inserção nacional de 30 segundos no folhetim custa em torno de R$ 530 mil.
Isso porque mais de 500 empresas - entre anunciantes nacionais, regionais e locais - correram para conseguir alguns segundos de destaque durante o programa mais aguardado da televisão brasileira neste ano. Segundo publicitários, cada inserção nacional de 30 segundos no folhetim custa em torno de R$ 530 mil.
De acordo com a revista norte-americana Forbes, a novela
quebrou um recorde comercial na história brasileira, ao ter ganho cerca
de R$ 1 bilhão com propagandas ao longo de sete meses. Considerando que
muitos contratos são fechados com as afiliadas, esse número sobe para R$
2 bilhões. Não há precedentes em toda a América Latina.
Só na semana passada, quando a personagem Carminha foi expulsa de
casa, o folhetim bateu nos 49 pontos e conseguiu ultrapassar a audiência
que teve o último jogo da Libertadores, quando o Corinthians, que tem
uma das maiores torcidas do Brasil, foi campeão.
A expectativa para o capítulo desta sexta-feira é de que a audiência
atinja 53 pontos. Afinal, todos querem saber que destino terá a Carminha
e, sobretudo, quem matou o Max. "Imaginamos que 73% de todas as TV’s
ligadas hoje no País estejam na novela", afirma Luiz Lara, publicitário
fundador da agência brasileira Lew’Lara TBWA. "Na minha opinião, será a
maior audiência do ano e tem tudo pra ser uma data histórica na TV
brasileira, sem contar o faturamento publicitário recorde", aposta o
empresário.
Histórica também será a campanha planejada pela empresa Procter &
Gamble, que vai fazer dez inserções diferentes de suas marcas e está
trabalhando há seis meses no planejamento para este dia. "É um número
importante para nós. Normalmente, fazemos duas ou três inserções, no
máximo, nos capítulos", afirma a diretora de comunicação da Procter
& Gamble, Gabriela Onofre.
"Não me lembro de ter visto uma empresa dominar o último capítulo de
uma novela desta forma", afirma Luiz Fernando Vieira, sócio e
vice-presidente de mídia da agência África. O empresário espera que 100
milhões de pessoas assistam ao último capítulo da novela. Normalmente, a
Avenida Brasil tem 46 milhões de espectadores por dia, segundo a Forbes.
A Skol também irá anunciar hoje no intervalo do último capítulo.
Segundo a assessoria da F/Nazca Saatchi & Saatchi, agência que tem a
conta da empresa de bebidas, o valor de tabela do intervalo de Avenida
Brasil é R$ 535,5 mil por cada inserção nacional de 30 segundos.
No entanto, os números podem mudar de acordo com as negociações entre
o anunciante e a TV Globo. Além disso, pela tabela, o intervalo do
último capítulo não é mais caro que o de outros capítulos, mas as
inserções foram fechadas com dois meses de antecedência, dada a procura.
(Ligia Tuon e Mariana Congo)
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário