terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eleitores votarão domingo sem saber se seu candidato é ficha suja


Neste ano de primeira eleição sob a Lei da Ficha Limpa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu pedidos de impugnação de 1.361 candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país.

Todavia, embora a votação ocorra no próximo domingo (7), a grande maioria dos políticos sob suspeição disputará o voto do eleitorado sem saber se será enquadrado como ficha suja.

Essa incerteza vai acontecer porque o TSE não conseguirá julgar todos os processos antes do próximo domingo, período em que estão previstas, inicialmente, duas reuniões (hoje (2) e quinta-feira (4), podendo, contudo, os ministros decidirem por sessões extras para acelerar o julgamento dos processos.

Além disso, o TSE ainda tem que analisar milhares de outras ações envolvendo registros de candidaturas que estarão concorrendo sub judice e os votos serão computados normalmente.

Entretanto, a vitória nas urnas não garantirá a posse no cargo disputado porque, se posteriormente o candidato tiver o registro impugnado pelo TSE, os votos serão considerados nulos.

O TSE analisará caso a caso qual será o procedimento nas situações em que o vencedor tenha seu registro cassado: se será substituído pelo segundo mais votado ou até a realização de uma nova disputa. No caso dos vereadores, serão empossados os candidatos que tiverem o maior número de votos.

Diante disso, eleitor, pense bem antes de votar em quem tá “pendurado”, porque você pode perder o seu voto.





Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário