terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tráfico Humano



A próxima novela da Globo trará o tema do tráfico internacional de pessoas. "Salve Jorge, vai abordar o assunto que vem suscitando discussões e reações no mundo inteiro. 

O tráfico humano é uma forma de comércio do qual nenhum país está isento e que tem sido denominado de "a escravidão do século XXI" e se refere à compra e venda de pessoas para fins de trabalho, sexo, adoção ou retirada de órgãos. Metade das vítimas de redes de tráfico humano são crianças e jovens com menos de 18 anos. 

No Brasil, segundo o Ministério da Justiça, o primeiro levantamento nacional sobre o tráfico humano aponta que o maior número de casos foi registrado na Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, mas o crime está por toda parte.  Segundo o diagnóstico, a maioria das vítimas brasileiras tem como destino os países europeus Holanda, Suíça e Espanha. O Suriname, que funciona como rota para a Holanda, é o país com maior incidência de brasileiras e brasileiros vítimas de tráfico de pessoas, com 133 casos, seguido da Suíça, com 127. Na Espanha, o número de vítimas chegou a 104 e, na Holanda, a 71 pessoas.[

Dados preliminares de um levantamento feito pelo Ministério da Justiça revelam que, em seis anos, quase 500 brasileiros foram vítimas do tráfico de pessoas. Desse total, 337 casos, que representam mais de 70% dos registros feitos de 2005 a 2011, referem-se à exploração sexual. Mais 135 ocorrências tratam de trabalho análogo à escravidão. Os dados foram divulgados hoje (16), em diagnóstico preliminar sobre o tráfico de pessoas no Brasil elaborado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). A grande maioria, mulheres.


As redes sociais como Facebook e Twitter são usadas para o recrutamento de jovens, pelos criminosos, através de falsas propostas de trabalho, na sua maioria como manequim.

As autoridades reconhecem que o número de denúncias é bem menor que a realidade do tráfico de pessoas. É que muitas vezes os aliciadores são pessoas próximas das vítimas, que só descobrem que foram enganadas depois de chegarem ao país estrangeiro.

As quadrilhas de aliciadores também atuam no sentido inverso - trazendo estrangeiros de países vizinhos para o Brasil. E boa parte deles acaba indo trabalhar em grandes centros - como o setor têxtil em São Paulo, mas com baixos salários e sem nenhum direito trabalhista. Muitos moram no próprio trabalho, em condições sub-humanas. O levantamento do Ministério da Justiça registra apenas 135 denúncias de pessoas nessas condições, nos últimos sete anos. 

Em muitas rodovias, os caminhoneiros estão sendo alertados sobre o tráfico de pessoas, principalmente, de crianças. O telefone para denúncias é 191.

Se você tem alguma denúncia a fazer sobre o tráfico de pessoas, veja no endereço abaixo onde encontrar o núcleo de combate no Paraná.


Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Paraná
Secretaria de Estado da Justiça Cidadania e Direitos Humanos
Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n Bairro Centro Cívico Palácio das Araucárias, 4º andar, Ala D
Cep: 80.530-915 - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3221.7249/ 3219-7340 /3338-1832
E-mail: stella.natal@hotmail.com
Responsável: Stella Maris Machado Natal





LEIA MAIS EM: 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-16/quase-500-brasileiros-foram-vitimas-de-trafico-de-pessoas-em-seis-anos-mostra-diagnostico-preliminar


Nenhum comentário:

Postar um comentário