terça-feira, 30 de outubro de 2012

O GOVERNO IDEAL DEPENDE DE NÓS

Um amigo escreveu que lhe surgiu uma grande dúvida a respeito de qual seria o nosso lider ideal, considerando que o verdadeiro governo deve primeiro pensar em solucionar os problemas da população. Que o governante deve se colocar no lugar do outro e fazer o que gostaria que lhe fosse feito, na mesma situação. 

Uma boa teoria que, na prática, é outra história. Realmente, em nossa época é um grande desafio para qualquer ser humano, especialmente para quem busca o poder e que - para chegar lá -  muitas vezes percorre caminhos nada éticos e honestos.

Como disse o meu amigo, "transitam pelo orgulho e competitividade, onde impera a lei dos mais fortes, dos mais ricos e dos mais poderosos, afastando assim o individuo da sua natureza mais intima e profunda onde se encontra o tão desejado valor moral."

Esse valor que os políticos tentam passar ao povo nas campanhas políticas e, muitas vezes, estão cheios de sentimentos interesseiros, o que leva o povo a ficar sujeito a administrações sem nenhum compromisso que solucione os problemas básicos como: saúde, educação, segurança, moradia, desemprego, dentre outros. 

Mas, se olharmos para dentro de nós mesmos, vamos perceber que temos o governo que merecemos - salvo raras exceções - pela falta de moral e ética que observamos no nosso dia-a-dia. Assim, não merecemos nada muito melhor do que as opções que aparecem em período eleitoral. Não adianta reclamar ou xingar os políticos.

E nessa época, ainda encontramos pessoas que afirmam não querer se envolver em política pois não aceitariam se corromper de forma alguma. 

Entretanto, se não nos envolvermos e começarmos a levar valores como moral, ética, honestidade para dentro das nossas casas, e consequentemente, para dentro de nossos governos, estaremos sempre indo às urnas votar nos "menos piores" e o ciclo se eternizará, pois esses "menos piores" chegarão a ser "os piores" um dia. 

E assim, como disse o meu amigo, as pessoas vão continuar morrendo nos corredores dos hospitais, morrendo de fome, sem uma educação de qualidade e um emprego digno que as façam ter prazer em lutar para melhorar a própria vida e a da família. E, consequentemente, a violência não vai diminuir nunca!

O mundo que vamos deixar para nossos filhos, depende muito dos valores que vamos deixar para eles!




2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o texto, a mudança que queremos deve começar em nós mesmos. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. E Fatima como sempre escrevendo coisas que tocam a alma, parabéns belo texto espero satisfazer todas as expectativas, por isso preciso da ajuda de todos para errar menos e fazer o melhor.

    ResponderExcluir