quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TATUAGEM: TIRANDO DÚVIDAS

Atualmente, é muito fácil fazer uma tatuagem. Todavia, não se pode esquecer que a tatuagem é uma marca permanente feita sobre a pele e que é muito difícil ser retirada em caso de arrependimento.
Assim, pensar bem sobre isso e considerar todos os riscos e consequências envolvidas é essencial.

A tatuagem é um desenho feito com pigmentos por uma máquina que usa uma ou mais agulhas para perfurar a pele repetidamente inserindo minúsculas gotas de tinta, num processo sem anestésico que causa pequenos sangramentos e dor, que varia de leve a forte.

No Brasil, a lei varia muito quanto a quem pode ou não fazer uma tatuagem. São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus proíbem menores de 18 anos de fazer tatuagem, mesmo com autorização dos pais. Em Santa Catarina e em Porto Alegre, com 16 anos e autorização dos pais, os menores podem fazer tatuagem. Em Curitiba, Juiz de Fora, Recife e Cuiabá, se a família permitir, não tem restrição de idade.

Mas não custa esperar até ter 18 anos, quando, então, você estará mais maduro e seguro de que é isso realmente o que quer. Mesmo porque, estará mais apto a escolher o desenho e o local da tatuagem e considerar que, ao ganhar peso ou engravidar, a tatuagem pode distorcer ou ter sua aparência afetada.

Entretanto, se mesmo assim, você desejar fazer uma tatuagem, veja os riscos envolvidos:
  • Reações alérgicas: corantes usados em tatuagem, especialmente vermelhos, verdes, amarelos e azuis, podem causar reações alérgicas na pele, como uma comichão no local da tatuagem. Isso pode ocorrer até mesmo anos depois de fazer a tatuagem.
  • Infecções na pele: infecções que podem causar vermelhidão, inchaço, dor e pus são possíveis após uma tatuagem.
  • Outros problemas de pele: em alguns casos, granulomas podem se formar em torno da tinta da tatuagem. Você também estará sujeito à formação de quelóides, áreas elevadas causadas por um crescimento excessivo da pele da cicatriz.
  • Doenças transmitidas pelo sangue: se o equipamento utilizado para criar a sua tatuagem estiver contaminado com sangue infectado, você pode contrair várias doenças transmissíveis pelo sangue, como tétano, hepatite B e hepatite C. Isto pode ocorrer quando o tatuador utiliza o mesmo potinho de tinta para mais de um cliente ou caso não esterilize o equipamento em autoclave. 
  • Complicações em caso de ressonância magnética: raramente, tatuagens ou maquiagem permanente podem causar inchaço ou ardor nas áreas tatuadas durante exames de ressonância magnética. Em alguns casos, os pigmentos de tatuagem podem interferir com a qualidade da imagem, dificultando o diagnóstico de alguma condição de saúde.
  • Medicação ou outro tratamento, incluindo possível remoção da tatuagem, pode ser necessário se você experimentar uma reação alérgica à tinta da tatuagem, ou se você desenvolver uma infecção ou outro problema de pele perto de uma tatuagem.
Algumas precauções também devem ser tomadas como, por exemplo, escolher bem o tatuador. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem um guia de recomendações técnicas para estúdios de tatuagem e piercing que incluem ter um alvará sanitário/licença sanitária, possuir local adequado e salubre e usar artigos descartáveis e esterilizados (consulte esse documento completo aqui). Antes de fazer uma tatuagem, verifique se o seu estúdio possui essa licença e obedece a essas recomendações.

Além disso, fique de olho no tatuador: mesmo que aparentemente ele cumpra as recomendações, veja se ele as está aplicando em você, ou seja, verifique se o tatuador lavou as mãos antes de tocar em você, se está usando um novo par de luvas para cada procedimento, se está usando equipamento adequado, se removeu a agulha de um pacote fechado, se esterilizou equipamentos não descartáveis usando uma máquina de esterilização por calor (autoclave), se gavetas, mesas e pias estão desinfetadas, etc.

E, se mais tarde você se arrepender, ou se sua tatuagem pode estar infectada ou não está sarando corretamente, contate um médico ou consulte um dermatologista sobre cirurgia a laser ou outras opões de remoção da tatuagem.



Fontes:
http://hypescience.com/quais-os-riscos-de-fazer-uma-tatuagem/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29&utm_content=Yahoo!+Mail

http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/descentralizacao/recomendacoes_tecnicas_tatuagem_piercing.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário