quarta-feira, 14 de novembro de 2012

24 mil estudantes passam por avaliação domingo na UEM

 A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe, neste domingo (18), os 24.754 inscritos no Processo de Avaliação Seriada (PAS), sistema adotado pela instituição para selecionar futuros acadêmicos de graduação.
A aplicação das provas será das 13h50 às 19 horas, tempo em que os candidatos deverão elaborar uma redação e responder 40 questões de alternativas múltiplas. A entrada na sala de prova será permitida a partir das 13h30.

O PAS é destinado a estudantes matriculados regularmente no ensino médio, abrangendo todas as séries. Ao final de cada uma delas, o aluno presta exames e a pontuação obtida nas provas é cumulativa às demais avaliações das séries subsequentes. Assim, em vez de fazer um só exame ao final do terceiro ano, como ocorre no concurso vestibular convencional, o candidato participa de avaliações seriadas, as quais contemplam conteúdos específicos da série em que está matriculado.

A UEM reserva 20% das vagas de cada curso de graduação para essa modalidade de ingresso. A opção pelo curso pretendido só é feita no ato da inscrição para a realização da prova referente à última série do ensino médio, ou seja, a Etapa 3. Na prova de domingo, os alunos do terceiro ano representam 16,6% entre o total de inscritos. A maioria dos candidatos (54,2%) está inscrita na Etapa 1.

Os cursos mais concorridos são Medicina, com a relação de 39,3 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (25,4 candidatos/vaga); e Odontologia (18,8 candidatos/vaga).

PERFIL - Segundo dados do questionário socioeducacional preenchido no ato da inscrição, 21,3% dos candidatos moram em Maringá, 36,4% em outras cidades do Noroeste do Paraná e 20,6% nas demais regiões do Estado. O percentual de candidatos de São Paulo é 16,3%, Estado com o maior número de inscritos depois do Paraná.

A quase totalidade dos candidatos cursa o ensino médio no período matutino (92,3%) e a maioria (54,8%) frequenta o curso em escolas particulares.

Cerca de 2,1 mil pessoas estão envolvidas na realização do concurso, entre fiscais e pessoal de apoio, que vão trabalhar em Maringá e em outras quinze cidades do Paraná, incluindo Curitiba, onde a prova também pode ser feita.

A recomendação é para que candidato esteja no local, no mínimo, uma hora antes do início das provas, portando documento de identificação com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica escrita grossa com tubo transparente e tinta azul-escura ou preta, para preenchimento da folha de respostas.

RESULTADO - O resultado do PAS 2012 será divulgado no dia 4 de janeiro de 2013, às 14h, pelo site www.pas.uem.br. Os aprovados da terceira etapa deverão efetuar a matrícula de 5 a 7 de janeiro. Outras informações pelo fone (44) 3011-4450.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário