segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Campanha para redução de consumo de sal é lançada no Paraná



A  partir de hoje (5), os supermercados de todo o Paraná começam a conscientizar os consumidores sobre os problemas decorrentes do consumo excessivo do sal. 

Em uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), promoverá a distribuição de materiais educativos, como panfletos, adesivos e cartazes nos supermercados em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina já nesta semana.

Estima-se que, em média, o brasileiro consuma 12 gramas de sal por dia, índice duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (5g/dia). 

O sódio contido no sal – cerca de 40% da composição total do sal - é uma substância que retém mais líquidos o que pode aumentar a pressão sanguínea e causar problemas como hipertensão, acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares e renais. 

O Paraná é o primeiro estado a lançar a campanha de conscientização, que deverá se estender a todo o Brasil.

Além dos supermercados, a industrial também está engajada na redução do consumo do sal no Brasil. Em 2011, o Ministério da Saúde e entidades do setor industrial alimentício firmaram acordo para estabelecer metas de redução do uso de sal nos produtos ofertados à população. A intenção é que 8 milhões de toneladas de sódio deixem de ser incorporadas aos alimentos.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário