segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Carteira Nacional de Habilitação será renovada automaticamente no Paraná

A partir do ano que vem, motoristas paranaenses que precisem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não precisarão ir até o Departamento de Trânsito do Estado para repetir o processo de biometria, fotografia e agendamento de exame médico. Quando a CNH estiver para vencer, o motorista receberá pelos Correios um aviso. Poderá agendar a consulta médica pela internet e, depois de concluído o processo, receberá o documento em casa.
Quando a CNH estiver para vencer, ele receberá pelos Correios um aviso com prazo e código de barras para o pagamento do novo documento, que continua em R$ 101,79.

Depois de pagar o boleto, o motorista deverá agendar, pelo site do Departamento, a consulta médica, exigida pela legislação de trânsito. Na clínica, será feita a biometria – identificação do motorista por sua impressão digital, que garante a segurança do processo. Assim, se ele for aprovado no exame de saúde fisica, o Detran emitirá automaticamente a nova CNH, usando a fotografia do documento anterior. O documento chega no endereço cadastrado no prazo máximo de cinco dias úteis.

Para evitar erros e atualizar o banco de imagens o motorista fará a renovação de forma presencial, mas somente a cada 10 anos. Assim, um condutor com 19 anos de idade renovará sua CNH automaticamente por duas vezes – de cinco em cinco anos – e só aos 34 anos de idade deverá ir ao Detran para atualizar foto e biometria. 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário