sábado, 17 de novembro de 2012

SÉRIE CREPÚSCULO - LIÇÕES PARA A HUMANIDADE

Esta semana assisti o filme tão falado da saga Crepúsculo: Amanhecer - parte 2. Já assisti a todos os filmes da série e concordo com muitos críticos ao afirmarem que é uma série "água com açúcar". 

Realmente, Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer são histórias insípidas para adolescentes num mundo violentamente desconcertante como é o nosso atualmente. E, mesmo assim, até agora, a saga deu certo: os filmes conquistaram uma grande quantidade de fãs e arrecadaram, juntos, 2,5 bilhões de dólares ao redor do globo, além de transformarem seus três atores principais (e sem expressão) – Robert Pattinson, Kristen Stewart (que formam um casal na vida real) e Taylor Lautner – em estrelas.

Apesar de tantas críticas negativas, houve muitas positivas também, especialmente dos jovens que se tornaram fãs e fizeram da série um sucesso. 

Amanhecer Parte 2, na minha opinião, foi o melhor filme da série, com um final surpreendente, emocionante, romantico, dramático e repleto de lições dos "vampiros" para a humanidade.

O que me chamou atenção, desde o primeiro filme da série, foi a capacidade das famílias dos vampiros, tanto os "bonzinhos", como os "vilões", de se amarem, de se protegerem, de fazerem uns pelos outros o que uma família de verdade deveria fazer e que está faltando muito no mundo atual.  É muito bonita a união da família, a idéia de outra série: Os Mosqueteiros, de "um por todos e todos por um", em uma família onde não há laços sanguíneos, contruída apenas por escolhas. Todos estão realmente unidos e dispostos a sacrificar cada um deles, para proteger seus entes queridos (numa demonstração de amor que só se conhece nas mães).

Nos cinco filmes percebe-se a união das famílias, com uns se preocupando com os outros, em todas as situações. No mundo real, as pessoas nem mesmo se reunem mais na hora das refeições, cada uma vai para um lado da casa, não conversam, falta paciência de umas para com as outras; na escola, no trabalho, nas ruas, cada um quer impor a sua opinião sem se importar com os outros, numa total indiferença e falta de união e de amor fraternal.

A falta  de diálogo, de amizade, de amor, vem afetando muitos lares, destruindo familias, e é por causa disso que muitos pais não entendem seus filhos ou filhos não entendem seus pais.  Irmãos não se aceitam. Casais se afastam. Amigos não se compreendem. A grande maioria das pessoas afirma que isso ocorre por causa da falta de tempo, porque têm que trabalhar, estudar, "crescer na vida". As desculpas são muitas, e variadas, para não enfrentar a realidade: o fato de admitir que estão erradas, sempre dando justificativas sem sentido para a falta de amor e solidariedade. 

Muitas famílias passam por momentos difíceis, de pouco dinheiro e recursos, de situações de doenças graves, de separações, dentre outras. Mas a fé e o amor precisa existir, ou melhor, precisa continuar existindo em todas as circunstâncias. A família precisa ser entendida como o alicerce para todas as conquistas e formações do ser humano. 

E a série Crepúsculo mostra isso com muita clareza, em todas as circunstâncias, desde o primeiro filme, quando o casal se conhece e se apaixona, até o último,  quando a criança fruto desse amor, é ameaçada de exterminação, e os Cullen se reúnem a outros clãs de vampiros para proteger a criança dos Volturi
Todos da família, e amigos, de todos os cantos do mundo, se reunem para evitar que isso aconteça, numa grande prova de amor uns aos outros. Estranho, diferente e contraditório num mundo de "vampiros".

Certamente isso é algo aparentemente ultrapassado em uma sociedade capitalista e individualista e eu acredito que esse fator "do bem" seja um dos fatores responsáveis pelo sucesso de Crepúsculo.

Acho que a série veio num momento em que é preciso refletir a respeito. Repensar esse "resfriamento" do calor humano que estamos vivenciando. Essa falta de amor ao próximo e a perda dessa concepção de família (e a decorrente sensação de amparo, conforto e segurança), está destruindo a humanidade e se não começarmos a mudar isso desde já, realmente o mundo estará muito próximo do seu fim!


Um comentário:

  1. Otimo texto minha amiga, tambem sinto falta desse calor humano....mas procuro fazer o contrario e aquecer o coração de mta gente!! hehehe

    ResponderExcluir