segunda-feira, 19 de novembro de 2012

19 DE NOVEMBRO, DIA DA BANDEIRA: qual o significado dela?

Ontem, observando a solenidade de abertura da Fórmula 1 pela TV , pude ver o respeito que os americanos têm por seus símbolos.
Mais de 125 mil pessoas se aglomeram para assistir a Fórmula 1. A bandeira norte-americana, símbolo norte-americano, sempre em evidência em qualquer evento, desceu dos céus presa aos pés de um paraquedista, inteiramente aberta, num balé emocionante, enquanto no chão - azul e vermelho - um cantor entoava o hino nacional americano e os americanos todos com as mãos no peito, do lado do coração, num gesto de grande respeito. Emocionante! 

As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa. 

Na antiguidade, as primeiras bandeiras eram utilizadas pelos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. 

No Brasil, com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

A simbologia da bandeira brasileira está em suas cores: verde, simbolizando as matas e florestas; amarelo simbolizando o ouro e as riquezas; azul, simbolizando o céu brasileiro e branco simbolizando a paz. A esfera azul celeste, simboliza o céu. A faixa com a legenda "Ordem e Progresso" é um resumo do tema de Augusto Comte, criador do Positivismo, e sua forma completa é "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim." 

As 27 (na época, eram 21) estrelas mostram os aspectos do céu do Rio de Janeiro nas primeiras horas da manhã do dia 15 de novembro de 1889 e representam os Estados e o Município Neutro do Brasil e estão posicionadas como se estivessem sendo vistas do espaço, e não do planeta Terra. E não estão representadas em suas respectivas grandezas. Abaixo pode-se identificar cada uma delas. O Paraná (gama) faz parte do triângulo Austral, com o RS (alfa) e SC (beta).
No Brasil, a comemoração do Dia da Bandeira ocorre todos os anos no dia 19 de novembro. Nessa data ocorrem comemorações cívicas,  normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. Ao meio-dia (12h00) do Dia da Bandeira (19 de novembro), as bandeiras inservíveis (rasgadas, descoloridas, etc.) são incineradas em Cerimonial Peculiar.


Fonte:










Nenhum comentário:

Postar um comentário