quinta-feira, 1 de novembro de 2012

QUAL SUA PREFERÊNCIA MUSICAL?



O mundo musical vive hoje uma situação de ecletismo devido à globalização. No Brasil, a pluralidade cultural leva os brasileiros (e a TV e o Rádio) a juntar os diversos estilos como MPB, axé, sertanejo, samba, pagode, funk, pop, rock, reggae e outros ritmos.

Nas baladas e eventos musicais, numa mesma noite, são reunidos DJs de rock, black music, hip hop, música eletrônica, MPB, sertanejo universitário e outras misturas.

Entretanto, percebe-se nas redes sociais, constantemente, discussões sobre o estilo musical preferido de cada um.

Alguns defendem o rock como o melhor estilo e com possibilidades de variações de ritmo, de temas, de vozes, para dançar numa mesma noite. 

Outros defendem a MPB como as músicas com mais conteúdo. O sertanejo, especialmente, o universitário, é defendido como o estilo mais alegre e ao mesmo tempo o que mais retrata a realidade dos "amores". 

Outros, ainda, defendem a black music como o melhor estilo musical, representado por blues, jazz, soul, gospel, hip hop, axé, funk carioca, dentre outros. Para outros, o pagode é o melhor estilo que há.

A preferência é um pouco concorrida e elástica. Os jovens atuais não gostam somente de um estilo de música, eles curtem vários estilos.

Por isso, não adianta discutir sons e estilos musicais. Nas grandes paradas, entre os estilos preferidos, estão, em ordem de preferência, rock, MPB, sertanejo, black e pagode, todos com índices muito próximos, quase iguais. 

Todos os estilos estão em moda hoje. E é por isso que os promotores de eventos misturam tudo. Porque sabem que vão agradar a todos e a cada um individualmente.

Rock, pagode, sertanejo, eletrônica, mpb, punk, samba, axé, hip hop, funk...E aí, qual é o SEU ESTILO?

3 comentários: