segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FIDELIDADE PARTIDÁRIA OU FIDELIDADE AO POVO?

O Vereador é o político que acompanha o dia a dia das comunidades e, por isso, conhece (ou deveria conhecer) de perto todas suas necessidades. Ele deve estar sempre em contato com a população, procurando atender seus pedidos e reivindicações, criando projetos de lei e enviando requerimentos e indicações conforme as necessidades que o povo apresente.
Eles existem PARA REPRESENTAR OS CIDADÃOS dos seus municípios e, como tal, RESPEITAR A VONTADE DO SEU POVO. 

O vereador não é eleito para representar sua própria vontade, nem a vontade do seu partido, mas a do povo. Está ali para servir de ponte entre a voz da população e os ouvidos do governo, cobrando por ações a favor da comunidade. Assim, os vereadores têm o poder de criar/alterar leis e auxiliar o prefeito com indicações que atendam aos verdadeiros interesses da comunidade.

Algumas pessoas acham que a "fidelidade partidária" pode ultrapassar esses limites e que ela é mais forte do que a vontade popular. Pelo contrário, quando um prefeito ou vereador faz o juramento, no dia da posse, ele declara:

“Prometo, em nome de Deus e pela minha honra, manter, defender e cumprir a Lei Orgânica do município, as Constituições da República e do Estado, e de desempenhar com toda a lealdade e dedicação, o mandato que me foi confiado pelo povo de  Ivatuba".

Ou seja, ele não estará jurando manter, defender e cumprir as determinações de um partido, mas sim as leis e a vontade do povo e do município do qual faz parte.

As principais funções do vereador são "legislar e fiscalizar" para que tudo que o Prefeito faça seja sempre A FAVOR DO POVO, e não a favor de seus partidos políticos.

E, ainda, não se pode esquecer que a câmara tem outras funções, uma delas a função judiciária, porque cabe a ela processar e julgar o Prefeito quando ele cometer alguma irregularidade. E julgar os próprios vereadores que também cometam irregularidades.

Portanto, na realidade, não se aplica "fidelidade partidária" a um candidado eleito após a posse, pois a fidelidade dele agora é PARA COM O POVO! Ele fez um juramento sobre isso e somente será considerado traidor se agir contra seu juramento.

Caso seja punido pelo seu partido, por estar A FAVOR DO POVO,  este mesmo povo pode - E DEVE - guardar muito bem na memória qual o partido a que esse vereador pertence e não deixar que NENHUM candidato desses seja eleito novamente, uma vez que, com esse ato punitivo, o partido também estará agindo CONTRA O POVO

Até o Ministro Joaquim Barbosa, ao assumir a presidência do STF semana passada, falou sobre "ouvir a voz das ruas" quando apresentou a sua visão do que deve ser a Justiça: "atenta aos anseios da sociedade, preocupada com o cidadão e não com prédios luxuosos, que não se curve a conveniências políticas e que trate todos de forma verdadeiramente igual." As coisas mudaram. E algumas pessoas ainda não se deram conta disso.

Necessário lembrar também que pela nossa Constituição, O POVO É SOBERANO e não é bobo. É preciso "ler" o recado que a população mandou pelas urnas dessa vez. Ou seja, o povo tanto pode eleger quanto destituir e banir da política aqueles que atuarem CONTRA O POVO! 

Lembrando, ainda, que as redes sociais e os blogs agora estão presentes no cotidiano da população, para auxiliar e informar em tempo real, aqueles que estiverem compactuando para agir contra o povo. 

Portando, realmente, "cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!"
 

 

5 comentários:

  1. FATIMA essa foi umas das melhores publicações que já li.vc disse tudo, que seje bom os novos vereadores que vão assumir seus cargos, saibam que impedir um projeto é ir contra o povo ,mais ainda contra os que nele votaram, e que tambem aprovarem projetos sem fundamento, e ir mais ainda contra o povo.
    E QUE NÃO ESQUEÇAM DE UMA COISA....
    O POVO VOTA TODAS AS ELEIÇÕES, ASSIM COMO COLOCAM VC VEREADOR NO CARGO, O POVO TAMBEM TIRA, POIS ESSE PODER DE VOTAR É NOSSO, CHAMA-SE...DEMOCRACIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kleo. Estaremos lá sempre que possível para repassar as informações ao povo. Obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Parabens Fatima pela cobertura fantastica, com certeza todos os eleitores nao aprovariam o que esta sendo colocado para os vereadores aprovarem na camara como disseram os proprios vereadores que de janeiro a outubro nao tiveram quase nada de projeto para aprovacao e em novembro esta cheio, necessitando fazer reuniao quarta e quinta para por em dia o que nao fizeram o ano inteiro resolveram fazer em um mes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Estaremos lá sempre que possível. Obrigada por comentar.

      Excluir
  3. O vereador tem que ter fidelidade ao povo que o elegeu , e não a pessoas que queira manipular as suas decisões, tem que ver o que é bom para a cidade , e para o bem estar do povo, e votar com a sua consciência.

    ResponderExcluir