domingo, 11 de novembro de 2012

VOCÊ JÁ SOLTOU PIPA? ENTÃO NÃO PODE PERDER ISSO!


Uma pipa, ou papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na força do vento e controlado por uma corda segurada pelo operados.
É feita de papel leve que tem a função de asa e que sustenta o brinquedo. De acordo com o modelo pode ter uma rabiola, um adereço preso na parte inferior para dar mais estabilidade.

As pipas nasceram na China antiga por volta do ano 1200 a.C. Seus movimentos e suas cores eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. No décimo segundo século as crianças européias já brincavam com pipas.

Você se lembra de quando soltava pipa com seu pai, seu irmão, seu amigo? Ray Bethell nunca esqueceu!  

Ray reside em Vancouver, Canadá, e é, sem dúvida, o melhor pipeiro do mundo! Começou em 1981 e em 1984 já praticava com duas pipas. Sendo um artesão de profissão também não demorou muito para desenvolver e fabricar cabos especiais, pipas adequadas para o seu estilo de voar e encontrar as linhas apropriadas necessárias para atingir a perfeição, pela qual ele é tão bem conhecido. Ele construiu centenas de pipas diferentes. Algumas copiadas de seus próprios projetos, outras modificadas para atender às suas necessidades.

As pipas de Ray não são mais peças de nylon e grafite, mas parecem vivas! Elas se movem com graciosiade e em harmonia e a força de Ray se reflete nos movimentos lentos e precisos de suas pipas não importa o quão forte os ventos estão. 

Ray tem a sofisticação técnica de um engenheiro de aerodinâmica, com equilíbrio e precisão de uma bailarina e resistência de um atleta profissional, como comprovado em registros ao redor do mundo. Em agosto de 2003 Ray fez voarem três pilhas de 13 pipas, uma pilha  em cada mão  e outra pilha em sua cintura num total de 39 pipas. 

Ele dedicou mais de 25 anos de sua vida às pipas. Bateu seus recordes mundiais anteriores por diversas vezes, e o último, fazendo voar três pipas simultaneamente por 12 horas e 12 minutos.

Uma demonstração impressionante! Quando comecei a assistir o vídeo a seguir, achei que eram três pessoas e que, a qualquer momento, pelas manobras, haveria um entrelaçamento de linhas e as pipas iriam despencar vertiginosamente até o chão.

Mas, quando percebi que era uma só pessoa - e uma pessoa idosa - manejando as três pipas ao mesmo tempo, fiquei realmente maravilhada. 

Ray Bethell, 81 anos, Campeão do Mundo. É impressionante. Um espetáculo digno de ser visto até o final! É realmente um "Romance ao sabor do vento". Ligue o som, altere para "tela cheia" e aprecie.




Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_%28brinquedo%29
http://www.raybethell.com/html/a_01.htm

Um comentário: