quinta-feira, 29 de novembro de 2012

AILTON LOIOLA, ARMANDO NODARI E SIMONE SAGRILO: LEGÍTIMOS REPRESENTANTES DO POVO IVATUBENSE


Hoje, aproveito o pensamento da poetisa Lavinia Lins, na qual me inspiro, para externar o sentimento mais desprezível que eu conheço.
"- Certa feita, perguntaram-me qual o sentimento pelo qual eu nutria mais desprezo.

Já havia pensado diversas vezes a respeito e, a cada vez, mudava de opinião. Afinal, há tantas coisas lamentáveis no mundo que, se fosse elencar, precisaria de uma folha inteira.

Mas, hoje, especialmente hoje, tive a oportunidade de 'dar de cara' com uma atitude lamentável, a qual não sei se pode ser considerada a 'pior' de todas, mas, sem dúvidas, possui uma face, deveras, deprimente: a COVARDIA.

Explora-la-ei de forma genérica, para não causar polêmicas. Ainda assim, sei que, por si só, ela já causa seus tremores. 

Ao conhecer alguém, deve-se procurar observar seus detalhes - as boas pessoas tendem a refletir a sua bondade naquelas a quem dirigem as suas expectativas e, portanto, podem cometer falhas no julgamento antecipado -. Não que o mundo esteja descoberto de pessoas do bem - não é isso; não mesmo! -,  mas, há também aqueles que, para serem 'aceitos', a fim de alcançar determinado objetivo, mostram-se dóceis, prestativos, e por aí vai.

Mas, ainda assim, é possível enxergar alguns traços da sua real personalidade: quando relatam experiências anteriores, tendem a pincelar e enfeitar suas características mais marcantes.

A covardia, em certos momentos, é erroneamente confundida com 'medo', 'insegurança', 'inexperiência'...
Ora, amigos... são, estes sentimentos, tão diferentes. Quando comparados à covardia, deviam até ser classificados como antônimos."

Todos nós somos covardes às vezes. A coragem é uma qualidade custosa. Não me refiro apenas ao perigo que ela pode trazer consigo, de dano físico, econômico, psicológico ou social. Me refiro também ao esforço que precisamos despender para exercê-la. Pois coragem sempre implica tomar atitudes e decisões. Não é fácil. Mas, se é humanamente impossível ter sempre coragem, é desprezível o ser humano que se pauta sempre pela covardia.

Covarde é aquela pessoa que é controlada pelo medo. Covarde é quem se deixa dominar. Covarde é quem deixa de fazer o que é correto por medo das conseqüências. Covarde é quem age tendo em vistas a aprovação alheia.

E o pior covarde é o passivo, aquele que se cala diante das ditaduras. Que aceita as injustiças. É aquela pessoa que nada dirá quando temer que seus interesses estejam em jogo. Ele até poderá prosperar nos momentos de infortúnio alheio, pela sua discrição e às vezes pela sua astúcia. O covarde passivo pode ser perverso: aquela pessoa que não suja as mãos de sangue, mas entrega a vítima ao seu algoz. Pode, porém, até ser pessoalmente íntegro, alguém que pessoalmente jamais faria mal a outrem: mas também não se arriscaria jamais por isso. Os covardes são parasitas sociais que não apenas sobrevivem, mas muitas vezes vivem e algumas vezes até prosperam, graças à tragédia alheia. Mas, um dia, despencam.

Covardes, por se omitirem; covardes, por mentirem; covardes, por usarem discursos fantasiosos; covardes, por não olharem nos olhos; covardes, por serem covardes.

Triste, lastimável, desprezível. Mas eu os aplaudo! Sim. Eu os aplaudo!

Aplausos! Uma salva deles, com intensidade, aos covardes. 

Não pelo mérito deles, já que eles não têm qualquer mérito. Mas pelo seu oposto. Para que, quem sabe, o efeito constrangedor destes aplausos os levem a repensar seus atos e omissões. 

Que a vida lhes ensine a, ao menos, entender o porquê das lições que virão, porque elas virão, com certeza.

Que aprendam que a lei do retorno é infalível e não poupa ninguém! Como já vimos acontecer este ano de 2012.

Que aprendam a assumir suas culpas e fraquezas, sem medo do julgamento que virá. Porque ele virá! 

Pessoas covardes seguem outras pessoas, homens nobres seguem seu coração, alma, desejos, intuição.

Quem age com coragem, sinceridade e transparência, não merece o repúdio por sê-lo.

Ao contrário, faz jus à nossa atitude de 'tirar o chapéu'...".

Hoje, "tiro o chapéu" para nossos vereadores Ailton Loiola, Armando Nodari e Simone Sagrilo que com coragem, sinceridade e transparência, votaram a favor do povo, a favor das famílias de Ivatuba, que confiaram neles.

Parabéns, vereadores! Vocês foram dignos e legítimos representantes dos votos que receberam! Suas famílias devem estar muito orgulhosas de vocês, como nós estamos. Que Deus os abençoe!

13 comentários:

  1. É fÁTIMA FINDAR DE MANDATO E ASSIM MESMO, SE ATROPELA, FAZ TUDO O QUE NÃO FEZ EM 4 ANOS,E O POVO QUE SE DANE, POR ISSO TINHA QUE MUDAR A LEI , ACABOU A ELEIÇÃO O NOVO PREFEITO TINHA QUE ASSUMIR NO OUTRO DIA, AÍ ACABAVA COM ESTA FESTA DE FINAL DE MANDATO.MAS, O POVO E SABIO E ESTA PARTICIPANDO, OLHA O RESULTADO, A NOTICIA CORRE RAPIDAMENTE, TODOS FICAM SABENDO, VIU É SÓ PARTICIPAR .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo das 11:05 - não vou publicar o seu comentário devido às acusações e ao baixo nível dele.

    ResponderExcluir
  3. acredito que moveis para a escola, não seja jogo sujo o mais estranho e a diretora da mesma pedir e logo depois seu marido como representante da comunidade não aceitar...carro para a saude tbem nao acho ser inutil visto que e para beneficio do povo e nao do prfeito, e ainda que sera usada a mando do proximo prefeito. Tbem acredito que ate dia 31 o prefeito é o vanderlei ele faz o que acha correto em seu mandato e o proximo prefeito faz o que acha certo a partir do dia 01 de janeiro...cada um em seu quadrado, gostam de fazer picuinha e esquece que o beneficiado sera somente o povo. porem sabemos que o medo ja assombra a proxima administração que com essas atitudes so mostram que estao com medo de não cumprir com o prometido, querendo usar uma verba que e deste mandato para o proximo mandato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 12:40 - "Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia". O buraco é muito mais embaixo, do que você sequer pode imaginar. E alguns vereadores não tem a mínima idéia da implicação disso. Espero, sinceramente, para o bem de todos, que Deus nos abençoe, e aos vereadores, com muito bom senso hoje, pois por volta de 2003, alguns deles não refletiram e estão sofrendo com isso até hoje! Como eu já disse antes: "cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!".

      Excluir
    2. concordo com vc anomimo.
      nada era para o prefeito tudo o qe foi colocada é para o bem da população, mas infelismente nem todos entedem assim....
      mais uma vaz qem perdeu foi o municipio....

      Excluir
  4. me desculpe fatima, mas o cara levanta e fala que é homem e nãodeixaria de aprovar coisas para a comunidade e logo em seguida não aprova dois projetos por simples picuinha? e tipo de homem é esse...os outros dois mencionados não discutiremos afinal estao sendo preciondos pelos administradores futuros.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo das 12:41, não posso publicar o seu comentário porque vc. levanta suspeitas a respeito dos vereadores e eu teria que provar isso juntamente com vc. se publicasse. Independente disso, acredito que vc. tenha entendido errado o que os vereadores fizeram. Procure se informar melhor a respeito.Obrigada por comentar.


    ResponderExcluir
  6. GASTAR O DINHEIRO QUE É DO POVO SEM TER UMA IMPORTANCIA FUNDAMENTAL E TRAIR O POVO EM FIM DE MANDATO. GASTAR DINHEIRO A TOA E RANGAR O DIREITO DO CIDADÃO, AGORA SE REALMENTE FOSSE NECESSÁRIO ESTES GASTOS NINGUEM ESTARIA CONTRA , PORQUE NÃO FEZ ISSO EM SEUS 4 ANOS DE MANDATO, TEVE TANTO TEMPO PARA MANDAR ESTES PEDIDOS PARA CAMARA , PORQUE SÓ AGORA NO APAGAR DAS LUZES..... MEIO ESTRANHOS ÑÃO ACHA ANONIMO DAS 12.40. NINGUEM ESTA FALANNDO EM PROXIMO MANDATO ELE SÓ COMEÇA EM JANEIRO, O MANDATO AINDA É DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, DEVE PRESTAR CONTAS SIM, PORQUE NÃO . O DINHEIRO É DO POVO .

    ResponderExcluir
  7. SERIA TÃO BOM SE TUDO QUE A GENTE QUER ACONTECESSE QUANDO A GENTE PRECISASSE...EU QUERIA UMA CASA PARA AMANHA OU PARA ESSE MES, MAS MEU DINHEIRO NÃO DA E MILAGRES NÃO ACONTECEM...

    TEMOS QUE FAZER AS COISAS CONFORME DA PARA FAZER, SE NÃO TINHA DINHEIRO PARA ISSO E AGORA TEM POR QUE NÃO APROVEITAR SE AINDA DA TEMPO, SE DA PARA COMPRAR E SE PRECISAR COMPRAR.

    SE NÃO FOSSE NECESSÁRIO MUITOS NÃO RECLAMARIAM QUE NÃO TEM CARRO QUANDO PRECISA TER, TODAS AS CIDADES VIZINHAS TEM CARRO PARA A SECRETARIA DE SAÚDE, SÓ IVATUBA NÃO TINHA...ADORAM COMPARAR MAS QUANDO O MÉRITO É DO VANDERLEI TODOS CRITICAM...SERA QUE NÃO VÃO CANSAR EM FAZER PICUINHAS.

    O ENGRAÇADO É QUE PARECE QUE OS MOVEIS E OS CARROS SERAO LEVADOS EMBORA DIA 31 DE DEZEMBRO, E NÃO VAO FICAR PARA O PROXIMO PREFEITO USAR E A ESCOLA TAMBEM USUFLUIR. VAMOS PARA DE SER HIPOCRITAS VAI GENTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 22:28, não posso publicar o seu comentário pq vc se refere a pessoas idôneas. Se tiver provas concretas, denuncie. Mas não levante suspeitas se não puder provar.

      Excluir
  8. NOOSSAAA MAS COMPRAR MOVEIS PARA EDUCAÇÃO E CARRO PARA SAUDE É NÃO TER FUNDAMENTO PARA O GASTO?

    ResponderExcluir
  9. Fátima, de antemão, agradeço pelo carinho a mim dirigido. Tenha certeza de que é uma honra saber que as minhas humildes palavras inspiram pessoas, principalmente se elas são como você demonstra ser: inteligente e sensível. Obrigada pela citação, querida! Seja sempre muito bem-vinda ao "Versos Soltos". Forte abraço!

    ResponderExcluir