quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Invenção brasileira muda vida de famílias humildes da África e Ásia


 
O que você pode fazer com uma garrafa de refrigerante e dois litros de água? Um mecânico de Uberaba inventou a lâmpada de garrafa PET. Saiba mais sobre como esse artefato está fazendo a diferença para o planeta e para milhares de pessoas. 

A lâmpada de garrafa PET foi criada em 2002, quando o mineiro Alfredo Moser buscava driblar os constantes apagões que prejudicavam o trabalho em sua oficina. A ideia que ele teve é simples e impressionante. Ao instalar uma garrafa cheia de água em um buraco feito no telhado, tem-se um artefato que reflete a luz do dia (e até mesmo da lua, quando cheia!) e alcança a potência equivalente a uma lâmpada elétrica de 50 watts. Não demorou para que a novidade se espalhasse pela vizinhança. Alguns anos depois, virou matéria no Globo Repórter e a partir daí atingiu os quatro cantos do mundo.

Além de diminuir os gastos mensais com energia, cada lâmpada de garrafa PET evita a emissão de 17 quilos de gás carbônico por ano, um ponto muito positivo para a diminuição do efeito estufa. Não é à toa que a invenção brasileira se tornou tão importante no mundo todo.
Em Nairóbi, no Quênia, até mesmo as escolas aderiram à tecnologia. Tudo isso graças à boa vontade de Matayo Magalasi, que descobriu na internet a invenção do mineiro. Com o apoio de uma ONG local, ele tem a intenção de instalar gratuitamente 10 mil lâmpadas nas favelas da cidade. Em um documentário do Yahoo Brasil (que vale muito a pena assistir), Magalasi dá um exemplo de cidadania "Eu tinha de achar algo para ajudar a minha comunidade".

Já na Namíbia, as lâmpadas de garrafa PET estão colaborando para diminuir uma estatística alarmante: a grande maioria dos incêndios nas favelas acontece durante o dia, quando as crianças estão nos barracos estudando à luz de velas. Com as lâmpadas de água, as famílias de baixa renda não correm mais esse risco.

Nas Filipinas, onde 3 milhões de casas não têm energia elétrica, disseminar o uso da lâmpada se tornou o principal projeto da Myshelter Foundation, que tem como objetivo levar soluções sustentáveis e econômicas para as pessoas que mais necessitam. Através do programa A Liter of Light, os voluntários estão ensinando os moradores a instalarem as lâmpadas ecológicas. O objetivo é instalar 1 milhão delas até 2015.

“Com simples ideias você pode trazer mudanças importantes para sua comunidade, não precisa necessariamente de dinheiro para fazer isso”. A afirmação do queniano que está mudando a realidade ao seu redor a partir de uma solução tão simples quanto a lâmpada de garrafa PET é uma grande lição. Todos nós podemos ter ideias inteligentes e sustentáveis. Depois disso, basta boa vontade para compartilhar o conhecimento e uma mãozinha da internet para levá-lo a qualquer lugar.
Com informações de G1 e AFP.

 Na esquerda, o mineiro de Uberaba Alfredo Moser, inventor  da lâmpada de garrafa PET. No centro, um garoto produz o artefato na Índia. Na direita, o queniano Matayo Magalasi instala a tecnologia gratuitamente nas favelas de Korogocho. Imagens: Reprodução, A Liter of Light e Vídeo Yahoo Brasil.
Imagem de ilustração deste post: A Liter of Light.



Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário