domingo, 11 de novembro de 2012

IPVA: CONFIRA MUDANÇAS PREVISTAS PARA 2013

Mudanças no pagamento do imposto poderão acontecer já no próximo ano, como o parcelamento da fatura do DPVAT (Seguro obrigatório), nos Estados que acatarem decreto do Governo Federal.

Os motoristas podem optar por parcelar o valor do DPVAT em vez de quitá-lo integralmente, como já é feito no boleto do IPVA. Esse pagamento em 2013 poderá ser feito em três parcelas (janeiro, fevereiro e março). Em alguns Estados ele já é cobrado junto à primeira parcela do IPVA. 

Quanto ao seguro, para recorrer as vitimas de trânsito e beneficiários em caso de morte, devem procurar um dos 4.740 pontos de atendimentos oficiais em todo o país, em até três anos, a contar da data do acidente. O valor pago é de R$13.400,00 em caso de morte e, de acordo com o grau de invalidez permanente, o valor poderá chegar até o valor citado. Para reembolso de despesas médicas e hospitalares comprovadas, o valor a ser pago é de até R$2.700,00.

Em 2013, veículos licenciados pela primeira vez não terão direito ao parcelamento do DPVAT. Segundo o decreto do governo, também fica determinado que a divisão do pagamento só poderá ser feita por proprietários de carros registrados em Estados em que o licenciamento dependa da quitação da taxa junto ao IPVA.

Outra mudança que deve ser notada pelos motoristas diz respeito ao valor pago pelo IPVA em 2013. Segundo levantamento da agência AutoInforme/Molicar, a redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros novos, firmada pelo governo federal, causará uma redução de mais de 10% na taxa cobrada pela maioria dos veículos usados de passeio.

Explica-se: com a redução no IPI, o preço do carro zero caiu e isso provocou um efeito dominó em todo o mercado de usados. Como o IPVA é calculado sobre o valor do bem, o imposto deve ficar mais barato no ano que vem.
 
Entretanto, o valor oficial do imposto ainda será divulgado pelas secretarias da Fazenda dos Estados, que utilizam a tabela da Fipe como base de preço para calcular o valor da taxa.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário