terça-feira, 6 de novembro de 2012

O AR DA SALA DE AULA PODE PREJUDICAR O APRENDIZADO

De acordo com uma nova pesquisa, o ar pode prejudicar o aprendizado mas salas de aula.

Como as salas de aula normalmente não são muito grandes para a quantidade de pessoas que abrigam, ou mesmo se for adequada, a sala de aula comportar um número muito maior do que o normal de alunos, a ventilação ineficiente pode fazer com que a qualidade do ar diminua e, com isso, os estudantes podem ter mais dificuldade de concentração.

Ou seja, quando não há ventilação suficiente, o ar exterior não entre e o ar interno pode ter um acúmulo de dióxido de carbono, ou CO2, que é liberado com a respiração das pessoas.

Um novo estudo da Universidade de Budapeste de Tecnologia e Economia (Hungria) revelou que o CO2 pode ser mais prejudicial aos estudos do que pode parecer.

Geralmente afirma-se que a concentração normal de CO2 em uma sala é de 600 partes por milhão (ppm). A pesquisa mostrou que a partir de 3 mil ppm, as pessoas começam a ter muita dificuldade para se concentrar e realizar tarefas com precisão. 

Universitários voluntários participaram da nova pesquisa. Eles tiveram que desenvolver testes de lógica em ambientes com três diferentes concentrações de dióxido de carbono: 600, 1000 e 2500 ppm. No ambiente com 1000 ppm de CO2, os universitários se saíram notavelmente pior nos testes do que quando estavam no local com 600 ppm. Na sala com a altíssima quantidade de 2500 ppm, os resultados foram desastrosos: o desempenho foi ainda pior.

Em várias construções, engenheiros e arquitetos consideram 1000 ppm de CO2 como um ponto de referência de boa ventilação. A realidade é que seria difícil manter o nível de dióxido de carbono baixo, como 600 ppm, na maioria das escolas. A razão disso é que não é possível manter as salas de aula vazias e sem muitas pessoas por várias horas no dia. 

Se estudos futuros confirmarem todas essas descobertas, pode ser que as escolas precisem repensar o modo como é feita a ventilação das salas de aula. Isso exigiria custos mais elevados para aquecer ou resfriar o ar, mas pode ser fundamental para manter as crianças em um ambiente mais saudável. 


Fonte:
http://www.sciencenewsforkids.org/2012/10/exhaled-air-a-problem-in-buildings/ 
http://hypescience.com/o-ar-da-sala-de-aula-pode-prejudicar-o-aprendizado/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29&utm_content=Yahoo!+Mail

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